A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) alcançou um marco significativo ao estabelecer uma parceria estratégica com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).
O acordo foi formalizado durante uma reunião na sede da ABES, em São Paulo (SP), na manhã desta quinta-feira (21), com a participação do superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, e o presidente da ABES, Paulo Milliet Roque.
“A Funetec dá um grande passo na ampliação do seu alcance institucional ao firmar esse acordo com a ABES. Na oportunidade, apresentamos o nosso portfólio relacionado à gestão de projetos incentivados pela Lei da Informática, Lei do Bem, que são incentivos que dizem respeito diretamente às empresas de software no país, mas também apresentamos o nosso portfólio relacionado aos acordos de parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) relativos aos projetos dos Institutos Federais e das nossas universidades parceiras, com ênfase no Instituto Federal da Paraíba”, afirmou Rodrigo Barreto.
Além do fortalecimento dos laços institucionais, Barreto ressaltou a importância dessa parceria para a Funetec, enfatizando o compartilhamento de boas práticas e a divulgação de iniciativas dentro da rede de parceiros.
Ele citou outras vantagens: “a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos entre os colaboradores de ambas as partes, oportunidades de participação em workshops, treinamentos e outras atividades colaborativas, bem como a produção de materiais promocionais informativos relacionados à parceria. Essa colaboração também abre grandes possibilidades de novos negócios tanto para a Funetec quanto para as empresas representadas pela ABES”.
Barreto destacou ainda a importância do impacto dessa parceria para o desenvolvimento e a inovação do setor tecnológico local e nacional. Enquanto a ABES representa mais de 2 mil empresas, responsáveis por 85% do faturamento do setor de software e serviços no Brasil, a Funetec-PB desempenha um papel fundamental em todo o Norte e Nordeste, com mais de 140 projetos abrangendo quatro grandes áreas de conhecimento: educação, inovação e tecnologia, meio ambiente, cultura e social.