O superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), Anselmo Castilho, participou hoje (9), ao lado da reitora Mary Roberta, da solenidade de abertura do 1º Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz. O evento realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) acontece até a próxima quinta-feira (11) no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em João Pessoa.
O objetivo do evento é integrar as instituições da Rede Federal de Educação Profissional e contribuir com a criação e desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz na Rede Federal, atuando no combate à evasão escolar e na inclusão de estudantes no mercado de trabalho.
“Esse Encontro mostra a função o IFPB. Em 2003, quando o presidente Lula assumiu os destinos da nossa nação pela primeira vez, foi instituída a expansão do Instituto Federal com a perspectiva de qualificar os jovens para o mercado de trabalho”, disse Anselmo Castilho, superintendente da Funetec.
Na oportunidade, Anselmo Castilho também destacou a importância da Fundação de Apoio ao IFPB e a outros institutos federais da região Nordeste. “A partir do momento que a Funetec é acionada, nós prestamos os apoios às instituições parceiras. Se a verba vem por transferência de recursos do governo federal para os institutos, a capacidade operacional de pessoal que o instituto precisa é gerida pela Fundação”, complementou.
Já a reitora do IFPB e presidente do Conselho Curador da Funetec, Mary Roberta, ressaltou a importância da presença da Funetec que há 26 anos apoia os projetos do instituto.
“Nós temos a nossa Fundação de Apoio – a Funetec, que também está aqui presente. O Instituto Federal da Paraíba, nessa relação de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, busca trazer esses programas para dentro da instituição e pessoas em vulnerabilidade social que possam ter no futuro a sua elevação de escolaridade”, ressaltou a reitora Mary Roberta.
Além da reitora do IFPB, Mary Roberta, e do superintendente da Fundação de Apoio, Anselmo Castilho, a solenidade de abertura do 1º Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem foi prestigiada pelo Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira; o presidente do TRT da 13ª Região, desembargador Thiago de Oliveira Andrade; o diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego, João Victor Motta; a Coordenadora de Estágio e Relações Empresariais do IFPB , Glauciene Oliveira de Santana; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, além dos pró-reitores do IFPB, diretores, professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional.
O Programa Jovem Aprendiz é um projeto amparado pela Lei10.097 de 2000 e atualizado pelo Decreto 9.579 publicado em 2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, através da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurado.
Fonte: Ascom Funetec-PB
Créditos: Polêmica Paraíba