Aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), uma visita técnica da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da Assembleia Legislativa da Paraíba às obras da transposição Eixo Norte, no município de São José de Piranhas.
Um dos participantes da visita foi o deputado federal Wilson Santiago, que foi um dos responsáveis pela concretização da obra através de sua atuação no Congresso Nacional desde o início do projeto, em 2003.
“Tenho orgulho de ter dado minha contribuição e integrar uma luta junto com todos os sertanejos que sonhavam com a concretização dessa obra. Acompanhei todas as etapas do projeto, desde a elaboração, aprovação de orçamento, projetos complementares até o início da obra. Hoje o sentimento é de gratidão a todos que deram a sua contribuição”, relembrou o deputado.
O deputado estadual George Soares (PL) que é membro da Frente Parlamentar das Águas da Assembleia Legislativa do RN, também participou do evento e ressaltou em sua fala diante dos presentes, o sonho de todo sertanejo nordestino de ver as águas chegando e destacou que o próximo estado a receber a transposição será o RN.
O trecho do Eixo Norte liga o Ceará aos reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB). O investimento federal na estrutura foi de R $49,7 milhões. A expectativa é que o Eixo Norte garanta segurança hídrica a 6,5 milhões de pessoas em 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
O Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco tem 260 quilômetros de extensão, 3 estações de bombeamento, 15 reservatórios, 8 aquedutos e 3 túneis. Todas as estruturas responsáveis pela passagem de água até o Reservatório Caiçara, na Paraíba, estavam concluídas, restando apenas os oito quilômetros de canais até o reservatório Engenheiro Ávidos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba