O fotógrafo cajazeirense, José Cavalcante Júnior realizará, na próxima quarta-feira (31), uma exposição fotográfica, com o tema, “Remexendo Memorias: 100 Anos de História fotográfica em Cajazeiras”, onde fará um resgate da história de profissionais que trabalharam em Cajazeiras através de fotos e contando um pouco da história de cada um através de um pequeno perfil de cada profissional.
Segundo José Cavalcante, a exposição que terá início às 18h, finalizará às 22h e conta com o apoio da prefeitura de Cajazeiras. A expectativa é receber familiares e amigos dos fotógrafos homenageados, a fim de gerar comoção com boas lembranças.
“Vamos resgatar a memoria dos profissionais que trabalharam e trabalha com fotografia, fazendo com que os parentes se recordem do grande trabalho realizado por esses profissionais na cidade. Além de gerar comoção, tenho o intuito de fazer com que a memória deles permaneça viva e seus trabalhos não sejam esquecidos”, disse o fotógrafo.
Ainda de acordo com José Cavalcante, o primeiro fotógrafo a ser encontrado pela pesquisa foi José Magalhães, que trabalhou em Cajazeiras na década de 20. Ele foi o primeiro presidente do Grêmio Artístico de Cajazeiras, depois terá muitos profissionais de ótima qualidade como Francisco Aprígio Nogueira o Nogueirinha, Cicero Batista, Nelson Lira entre outros.
A exposição será dedicada a Eduardo Pereira e Família, um cajazeirense residente em Brasília. Na exposição também terá amostra de maquinas fotográficas antigas e diversos equipamentos ligados a fotografia.
Fonte: Adriany Santos
Créditos: Polêmica Paraíba