Quem acompanhou o Big Brother Brasil 21 sabe que um dos objetivos da vencedora do reality desta edição, a paraibana Juliette Freire, era arcar com os custos de uma cirurgia para mãe, Fátima Freire. Mas afinal, o que é forame oval parente, problema que atinge 25% das pessoas, entre elas, a mãe da ex-sister? O cardiologista do Sistema Hapvida, Alexandre Gayoso afirma que se trata de uma má formação congênita em que não ocorre o fechamento total ou parcial do forame oval após o nascimento do indivíduo. “De forma mais simples, existe um furinho que comunica o lado direito com o lado esquerdo do coração do feto durante a gravidez e que deveria fechar após o nascimento”, explica.
Apesar de parecer algo de outro mundo, o cardiologista assegura que a maioria das pessoas que apresenta forame oval parente não precisa de tratamento nenhum. Pois, 99% dos casos são completamente assintomáticos. Em raros casos em que o forame é muito grande e está totalmente aberto a pessoa pode apresentar cansaço ao fazer esforço.
Por outro lado, Alexandre Gayoso, aponta que algumas pessoas podem necessitar de cirurgia para fechar essa abertura do forame. “Neste caso, a cirurgia só é indicada quando a pessoa apresenta um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em que a origem tenha sido um trombo que migrou da circulação direita para esquerda através do forame”, esclarece o especialista apontando que o benefício da cirurgia é prevenir um segundo AVC.
Para os indivíduos que precisam se submeter à cirurgia, os cuidados iniciais do pós-operatório é de repouso por seis a oito semanas. “Depois desse período segue a vida normal, atentando apenas para necessidade de acompanhamento regular com o cardiologista”, finaliza.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba