São João

FESTA NO INTERIOR: Conheça doze pequenas cidades da Paraíba que terão grandes eventos durante o mês de junho

As festas juninas representam a epítome da cultura nordestina. Tradição, música e dança norteiam todo o Nordeste, com cada estado tendo sua própria peculiaridade e diferentes formas de comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro,

Arte: Marcelo Jr

As festas juninas representam a epítome da cultura nordestina. Tradição, música e dança norteiam todo o Nordeste, com cada estado tendo sua própria peculiaridade e diferentes formas de comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro,

A Paraíba é um dos locais onde a cultura junina é mais enraizada, com várias festas tradicionais espalhadas por todo o estado, se destacando os festejos em Patos, Santa Rita, Bananeiras e Campina Grande, que ostenta a alcunha de ser considerado o Maior São João do Mundo.

Mas o que a maioria do público não sabe, é que existem várias cidades pequenas que fazem grandes festas, mas que acabam ficando ofuscadas pelos festejos nas cidades mais famosos e tradicionais.

Nessa matéria nós iremos mostrar 12 grandes festivais em cidades que tem menos de 15 mil habitantes, mas que não perdem nada em animação para os outros grandes eventos juninos da Paraíba.

Foto: Instagram

COXIXOLA – A cidade de Coxixola é de acordo com a estimativa da prévia do último censo realizado em 2022, a quarta menor cidade do estado, com apenas 1.823 habitantes. O São João será nos dias 22,23 e 24, mas o município também realizou comemorações na área rural.

A festa da emancipação da cidade que ocorreu no mês de maio, teve a presença do cantor Zé Vaqueiro, mas para o São João, o Prefeito Nelsinho Honorato afirma preferir uma festa mais tradicional, ” Nossa gestão recuperou os festejos juninos, que estavam esquecidos em Coxixola, mas nós preferimos trazer artistas da região que prezam pelo forró raiz, como é o caso da nossa maior atração que será o grupo Os 3 do Nordeste. Então o nosso plano é não deixar o povo sem São João, fazer algo menor, mas com bandas e cantores competentes que possam agradar o público e deixar vivo o sentimento entre os habitantes”.

Um outro aspecto importante nessas festas são as atrações nacionais que estão tomando conta das festejos pelo estado, para o Prefeito as cidades pequenas prezam pela economia ao organizar o São João, “No mês de junho, é muito difícil fazer uma grande festa, pois os grandes artistas cobram o dobro para se apresentar e em Coxixola, o nosso principal objetivo é o aniversário da cidade, na qual nós podemos nos planejar financeiramente e trazer um cantor de renome nacional para Coxixola”.

Foto: Instagram

PARARI – Alguns municípios preferem focar seus esforços na festa de São Pedro, e esse é o caso de Parari, que é a segunda menor cidade da Paraíba, com 1.720 habitantes. Em abril houve o anúncio das atrações que irão se apresentar no dia 28 de junho, sendo que as duas principais são cantores de renome nacional.

O prefeito convidou toda a região para participar da festa e afirmou que a cidade de Parari tem ser tornado uma cidade referência na realização de grandes eventos. “Estamos muito felizes em anunciar as atrações do nosso São Pedro, que promete ser o maior da região. Convido a todos da região para prestigiar esse evento que será um sucesso. Com a realização de festas como essa, Parari tem ser tornado uma cidade referência em grandes eventos e tenho certeza de que teremos uma noite inesquecível”,

Os cantores Raí da Banda Saia Rodada e Pablo, abrilhantarão às ruas da cidade, que tem a pretensão de se tornar o maior São Pedro da região do Cariri.

SANTA TEREZINHA – A cidade de Santa Terezinha na região de Patos, conta com apenas 4.550 habitantes, mas terá uma festa com duração maior que o famoso São João de Campina Grande.

Serão 40 dias de música e dança que tiveram início no dia 12 e que irão se estender até o dia 22 de julho. As principais atrações são, Assisão, Ton Oliveira, Luciene Melo, Os 3 do Nordeste, José Orlando, Adriano Silva, além de outros nomes locais e regionais, que valorizam a cultura da cidade.

O prefeito Arimateia Camboim destacou a importância dos festejos para a economia local, além de valorizar os artistas da região. “Este é um momento importante para fomentar a cultura da nossa cidade e valorizar os nossos filhos da terra. Santa Terezinha apresenta mais de 20 atrações no São João, entre Forró de Pé de Serra, Bandas e Trios, e tudo isso é fundamental para movimentar a economia local e trazer turistas para a cidade”.

Foto: Instagram

SÃO JOSÉ DE PRINCESA – Um outro município que também terá mais de 30 dias de festa, é São José de Princesa, que fica na região da Serra do Teixeira e que conta com 3.423 habitantes.

Essa será a primeira primeira edição do São João Matuteiro, que contará com 33 noites de música. A festa já teve início desde o dia 31 de maio e irá até 2 de julho, tendo como grandes atrações, Kelly Silva, Pedrinho Pegação, Delmiro Barros, Amazan, Filipe Mello, Cristiano Aboiador e Wendell Ayel.

O São João Matuteiro, é composto por uma cidade cenográfica, praça de alimentação, parque de diversão e monitoramento por câmeras. O prefeito da cidade, Juliano Diniz, espera com o evento desenvolver o turismo, a geração de emprego e renda na cidade, além de colocar o município de São José de Princesa na rota dos festejos juninos da Paraíba.

Foto: Instagram

SÃO JOÃO DO TIGRE – Cidade localizada na região de Monteiro, São João do Tigre conta com 4.233 habitantes e celebrará o São João na segunda edição do Festival de Renda Renascença. As maiores atrações serão Gegê Bismarck, Taty Girl, Conde Só Brega e Os 3 do Nordeste.

O prefeito Marcio Leite afirma que a festa ajuda no crescimento da cidade, “Nossa gestão tem investido muito no festival buscando aumentar cada vez mais o desenvolvimento da nossa população gerando mais emprego, renda e aumentando o empreendedorismo. Com certeza será mais um grande evento que irá aquecer muito nossa economia local”.

Foto: Instagram

BOA VENTURA –  A cidade de Boa Ventura tem 5.210 habitantes e está querendo fazer o maior São João da região do Vale do Piancó.

A programação inicia na quinta-feira (22) com os shows de Marquinhos Pegação, Jaine Araújo, Eloysa Melo e Vinicius Mendes. Já na sexta-feira (23) estarão no palco principal do evento as atrações Tinan, Matheus Leite, Rafael Dono e Saulo Lacerda.

O encerramento no sábado (24), dia de São João, vai acontecer com Bonde do Brasil, Amazan, Tozinho e Cicinho e Litto Lins.

Foto: Instagram

JURIPIRANGA – Uma das cidades mais próximas da capital e com segunda maior população da lista, Juripiranga está localizada na zona da mata, apenas 1 hora de João Pessoa e com 9.741 habitantes.

A festa será como em outros municípios englobando três datas, com nomes famosos como Sirano e Sirino, Danieze Santiago, Felipe Alcântara e a Rainha do Forró Eliane.

PIRPIRITUBA – Cidade na região de Guarabira, Pirpirituba está próxima de Juripiranga no termo populacional ao atingir 9.229 habitantes. A festa tem como palco central a Praça da Cultura, criada em 2019 para agregar os eventos da cidade que tem se destacado no Brejo paraibano por manter a regionalidade e a cultura local.

O foco será no forró raiz e terá como principais atrações, Amazan, Gil Mendes, Fabiana Souto, Forró D2 e Forró Meirão.

Foto: Instagram

JURU – Localizada na região de Princesa Isabel, Juru tem 9.237 e terá uma festa mais longa, com seis noites de muito forró.

Mantendo a tradição dos últimos anos, as festividade tiveram início no dia 12 de junho, no Povoado Cachoeira dos Costas, em homenagem ao Dia de Santo Antônio, padroeiro da comunidade, com shows das bandas Forrozão Karkará e Jô Moreira.

O festival irá até o dia 24, com outras atrações musicais na sede do município, no Distrito Dalmópolis e na comunidade Laje Grande. Os principais nomes são Luan Estilizado, Walkyria Santos Renato e Renata e Zé Macedo.

ITATUBA – Cidade próxima a Rainha da Borborema, Itatuba é a maior município da nossa lista e a única a ter mais de 10 mil habitantes, com 10.385 munícipes. A grande festa da cidade será no São Pedro, que diferente de Parari, terá três datas, 29, 30 de junho e 1º de julho.

Na quinta-feira, a noite começará com shows de Fernando Guimarães, Jefferson Arretado e Joseane dos Teclado, o dia 30, reserva apresentações de Japãozinho, Mateus Pressão e Fabrício Rodrigues.

E para encerrar com chave de ouro, no sábado, dia 1º de julho, a rainha do forró Eliane subirá ao palco, juntamente com Janício, Rayane Lima e Capilé.

Foto: Internet

LIVRAMENTO – O município de Livramento está localizado na mesorregião da Borborema e microrregião do Cariri e tem 6.881 habitantes. Serão 3 dias de shows em praça pública, as principais atrações são os 3 do Nordeste, Michele Andrade, Eliane, Gegê Bismark e Gil Mendes.

O Prefeito Nananda Barbosa afirma que a festa será importante para a economia local. “O São João é uma festa tradicional e tem um valor muito grande para toda população, sobretudo, em questão do aspecto cultural. Esperamos além de uma grande festa, a geração do aquecimento no comércio e fortalecimento da renda para as pessoas de nossa cidade”.

Foto: Instagram

BORBOREMA – A cidade de Borborema que engloba 4.211 habitantes, tem um diferencial na nossa lista, é marcada por ser uma festa vespertina. A programação conta com nomes como Cavalo de Pau, Luciene Melo, Forró Real e Kelly Silva.

Em 2022 o São João Vespertino foi considerado um verdadeiro sucesso, com grande fluxo de visitantes e um verdadeiro recorde de público, com um ambiente totalmente seguro e com zero registro de ocorrência policial. A Prefeita Gilene Cândido elogiou a estrutura e os artistas desta edição, ” Tenho a absolta certeza de que o São João Vespertino deste ano será ainda melhor, com grandes atrações e com um toque especial dos talentos da nossa terra, que irão abrilhantar o nosso São João”.

 

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba