Saúde

"FEBRE, MAL-ESTAR E DORES NO CORPO": Dra. Tatiana alerta para surto de dengue e chikungunya e fala sobre as características de cada doença

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Caturité FM, a pré-candidata a deputada federal Dra. Tatiana (Republicanos), alertou mais uma vez para os perigos das Arboviroses e falou sobre os principais cuidados e prevenção quanto às doenças causadas pelo vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, que são dengue, chikungunya e zika.

De acordo com a médica, a dengue, que é a mais conhecida, pode adoecer uma pessoa até 4 vezes, porque possui 4 sorotipos diferentes, já a chikungunya e zika não há relatos de novos vírus, então as pessoas adoecem apenas uma vez.

Dra. Tatiana disse que hoje se vive um surto de dengue e chikungunya, houve um da Zika em 2015, que causou uma situação catastrófica dos casos de microcefalia. Ela alerta que de início as viroses são muito parecidas, causando febre, dores musculares, moleza no corpo e mal-estar, por isso os médicos indicam apenas o uso de analgésicos, pois os antiinflamatórios podem aumentar a tendência da dengue hemorrágica nos pacientes.

A profissional indicou que as pessoas que estejam com os sintomas busquem de forma rápida o atendimento médico para que sejam bem orientados quanto ao tratamento e para que ocorra a identificação correta da doença. Ela também informou que o tempo de incubação das doenças é variado de 3 a 10 dias e a solicitação da sorologia precisa ser feita 7 dias depois do início dos sintomas.

“As duas doenças vão se caracterizando de formas diferentes, a dengue tem maior gravidade e risco de morte, a chikungunya maltrata mais e causa mais dores, porém, raramente o paciente corre risco de morte”, explicou.

De acordo com as informações da ortopedista, a chikungunya pode ter três fases, que são: aguda, subaguda e crônica, de acordo com os esclarecimentos, os médicos classificam um paciente dentro da fase crônica quando ele ultrapassa três meses de sintomas, mas geralmente a maioria dos pacientes conseguem se livrar dos sintomas em semanas ou até em um mês.

A ortopedista disse que na fase crônica da doença, a fisioterapia é de fundamental importância para a recuperação articular, pois os pacientes sofrem num grau mais elevado, e é preciso utilizar recursos para desinflamar as articulações.

ALÔ SAÚDE

Qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos de arborvirores (dengue, chikungunya e zika) ou síndromes gripais pode encontrar ajuda medida pelo ‘Alô Saúde’ que a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza por meio de uma linha telefônica com ligação gratuita pelo número 0800 083 0010. Ao ligar, o usuário será atendido por médicos que tirarão todas as dúvidas sobre os sintomas que está sentindo e indicar qual o serviço deve procurar se for necessário o atendimento presencial.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba