A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) fará uma reunião remota com gestores paraibanos para discutir a participação dos municípios no cadastramento dos CPFs de pessoas que buscam o auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal. O objetivo da reunião será mostrar a importância da participação das prefeituras no processo de regulamentação dos documentos junto à Receita Federal. A proposta da Famup foi apresentada pelo secretário-executivo, Pedro Dantas, durante reunião realizada nesta terça-feira (28) com o delegado da Receita Federal de Campina Grande, Gilberto Mendes.
O auxilio emergencial começou a ser pago no dia 9 de abril. Entretanto, para receber o benefício, é necessário que o CPF esteja regularizado. Para evitar filas e aglomeração nas agências, a Famup e a Receita Federal estudam possibilidade de contribuir com a logística das pessoas que precisam atualizar as informações.
“Essa foi a segunda reunião em que Famup participou e agora faremos mais um encontro com os gestores. Nossa ideia é mostrar a importância de garantir essa assistência aos que estão precisando de ajuda nesse momento de extrema dificuldade. O presidente George Coelho defende essa causa e por isso vai levar a sugestão para os demais prefeitos paraibanos”, disse Pedro Dantas.
O delegado da Receita Federal, Gilberto Mendes, explicou que o trabalho é simples e que não gera despesas para os municípios. “Os gestores oferecerão apenas os servidores que já existem e que fazem, por exemplo, o trabalho de fazer a retirada das carteiras de reservista e outros documentos, para atender também a população que precisa regularizar os CPFs. Esse trabalho é feito diretamente com a gente da Receita por meio de um e-mail, quando necessário, já que a maioria dos casos é solucionado imediatamente por meio do site da Receita”, destacou.
Gilberto Mendes esclareceu ainda que as prefeituras apenas estão contribuindo com um projeto da Receita Federal para ajudar a população. “A responsabilidade de resolução dos problemas é da Receita e não dos municípios. Os gestores apenas atenderam a um pedido nosso de ajuda e não podem ser responsabilizados por casos que supostamente não forem solucionados. Lembro que os pontos de apoio apenas contribuem conosco com a regularização, inscrição e alteração do CPF”, afirmou.
A Famup também levará o tema para ser discutido com as direções das associações municipalistas em todas as regiões do Estado para que essa ação seja difundida e para que mais municípios se engajem nessa ajuda às pessoas que mais precisam do auxílio emergencial. “A Famup está à disposição para contribuir com a população nesse projeto que é essencial para milhares de paraibanos”, disse Pedro Dantas.
Pela internet – A atualização do documento pode ser feita pela internet e, nos casos em que não for possível, o contribuinte pode ser atendido ainda pelo e-mail [email protected], juntando cópia do documento de identidade e do CPF com uma fotografia selfie segurando o documento de identificação com foto.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba