PANDEMIA

Famup defende extensão de decreto em todos os municípios e destaca que União reconheceu estado de calamidade na Paraíba

A Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) por meio do presidente, George Coelho, defendeu, durante reunião com o governador João Azevêdo e os prefeitos Luciano Cartaxo (João Pessoa) e Romero Rodrigues (Campina Grande), entre outras medidas, que o novo decreto estadual se estenda para todos os municípios paraibanos e não somente aqueles que possuem casos confirmados da Covid-19. Nesta quinta-feira (30), o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu estado de calamidade pública na Paraíba devido à pandemia do novo coronavírus.

Convidada pelo governador, a Famup está integrando o grupo de trabalho que vai promover encontros semanais com o objetivo de atualizar as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado.

“Os municípios enfrentam hoje uma grande dificuldade quando o decreto estadual não cobre os municipais e isso foi colocado por nós para o governador João Azevêdo. A formação desse grupo de trabalho é essencial para que as tomadas de decisões no enfrentamento ao coronavírus sejam uma só em todo o Estado. Precisamos nos unir nesse momento, sem observar qualquer particularidade pessoal ou questões políticas. Agora, precisamos salvar vidas”, destacou George Coelho.

George Coelho ainda colocou a Famup à disposição do governador João Azevêdo e dos prefeitos Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues no combate a Covid-19. “A Federação é um canal de capilaridade das informações e de velocidade para que cheguem a todos os gestores da Paraíba. Temos que garantir que as ações adotadas sejam feitas em comum acordo entre os gestores. Isso é essencial para o sucesso do plano de trabalho que será adotado daqui para frente”, disse.

Durante a reunião, ficou definido que as Procuradorias e as Secretarias de Saúde do Estado e das Prefeituras de João Pessoa e de Campina Grande, irão discutir, nesta quinta-feira (30), propostas referentes ao isolamento social, medida adotada pelas gestões estadual e municipais para evitar a propagação do vírus.

Nesta sexta-feira (1), deve acontecer uma nova reunião entre o governador João Azevêdo, os prefeitos Luciano Cartaxo e Romero Rodrigues, o presidente da Famup, George Coelho, e representantes de outras instituições como o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPPB) para definir as medidas adotadas em um novo decreto estadual tratando sobre o distanciamento social.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba