Nesta quinta-feira (28), acontece o Seminário Legislativo sobre Fake News, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). As inscrições já estão abertas e pode ser feita no portal da ALPB. O evento reúne jornalistas, pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes, parlamentares e interessados para discutir de que forma as Fake News podem afetar a vida das pessoas.
A abertura do evento acontece às 9h, com a participação do presidente da Casa, Adriano Galdino. Em seguida, os participantes vão compor as mesas redondas para debater temas como liberdade de expressão, cyberterrorismo e segurança da informação.
O presidente Adriano Galdino destacou a importância de discutir o tema e ressaltou o potencial lesivo que uma notícia falsa pode causar contra a imagem das pessoas. “Essa iniciativa é necessária na Casa, pois acredito na importância do Estado em adotar uma legislação própria, além de políticas e programas que combatam e previnam a disseminação dessas notícias falsas, sem perder a referência, de que é o investimento na educação da população é a melhor e mais barata solução a ser adotada”, disse o parlamentar.
Adriano lembrou que a ALPB aprovou o projeto Lei 143/2019, de sua autoria, que cria o Dia Estadual da Conscientização e Combate às Fake News, celebrado em 24 de março, e que terá como finalidade realizar ações como a do seminário, além de ciclos, palestras, vídeos e outras atividades educativas.
I Seminário de combate a Fake News
Horário: 9h às 12h20
Local: Assembleia Legislativa
O evento será dividido em duas mesas-redondas, sendo uma voltada para a área do direito e a outra, para a área de comunicação.
A mesa-redonda será iniciada pelo mediador, que ficará responsável por introduzir o assunto e, na sequência, repassará a palavra para os debatedores, que terão 15 minutos, cada um, para abordar o assunto. Após a explanação dos debatedores, será aberta a palavra para o público fazer perguntas.
Programação
Abertura do evento, com o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino
9h às 10h30: Mesa-redonda “Direito, valores e Fake News”
Assuntos a serem debatidos: liberdade de expressão, cyberterrorismo, segurança da informação
Mediador: Bruno Pontes
Debatedores:
Raniery Paulino – bacharel em direito, empresário e deputado estadual
Yasmin Mendonça – vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB-PB
Coronel Arnaldo Sobrinho – Doutor em Ciências Jurídicas e mestre em Direito Econômico
10h30 às 11h: coffee break
11h às 12h20: Mesa-redonda “A notícia em debate na cultura digital”
Assuntos a serem debatidos: notícia, mídia e redes sociais
Mediador: Marcos Wéric
Debatedores:
Estela Bezerra – jornalista e deputada estadual
Cândida Nobre – jornalista, professora, mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas e doutoranda em Estudos de Mídia
Sony Lacerda – jornalista, vice-presidente da Associação Paraibana de Imprensa e diretora de Jornalismo do Correio da Paraíba
Phelipe Caldas – jornalista, escritor, mestre em Antropologia e editor-geral do Jornal A União
Fonte: Secom ALPB
Créditos: Secom ALPB