Secretário de Saúde

Fábio Rocha orienta "retardatários" a procurarem postos de vacinação e prevê festas de fim de ano: "Pode ser feita de alguma forma"

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta quarta-feira (11), o secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, falou que a cidade deve alcançar os 100% de vacinação contra a Covid-19 em primeira dose ainda neste mês. Na conversa, ele orientou os “retardatários” a se vacinarem mesmo sem agendamento e avaliou a possibilidade de realização de festas de fim de ano na cidade.

Para Fábio, João Pessoa deve alcançar a vacinação do público alvo (18+ anos) “com muita tranquilidade” antes do dia 30 de agosto. Ele afirmou ainda que a prefeitura está estudando separar vacinas para que crianças com 12+ anos que possuam comorbidades neurológicas possam ser vacinadas.

“Não é uma população grande, mas é uma população que merece uma atenção devido a sua fragilidade. Os pais podem estar vacinados, mas ainda podem portar o vírus para essas crianças, que são acamadas, têm algumas imunodeficiências e precisam ser olhadas com olho de médico, não com olho político”, justificou.

O secretário revelou ainda que João Pessoa já vacinou mais de 70% do público alvo contra a Covid-19, que é de aproximadamente 640 mil pessoas. No entanto, ele disse que esse número poderia ser maior se todas as vacinas aplicadas na Capital fossem apenas para residentes da cidade, e não de municípios vizinhos como vem ocorrendo. Fábio projetou que teria sido vacinado 77% do público alvo caso as vacinas fossem aplicadas apenas aos residentes pessoenses.

Na sua opinião a aplicação de primeira doses deveria ser expandida, pois grande parte da eficácia do imunizante é garantida já com a primeira aplicação.

“Na minha opinião deveria ser expandida há muito tempo. Tem que vacinar a primeira dose e depois completa com a segunda de outra forma. Você com primeira dose atinge 75% de eficácia, e faz a segunda dose para atingir 80%”, justificou.

Agendamento para vacinação

O secretário admitiu que algumas pessoas estão tendo dificuldades de agendamento quando a sua idade específica é anunciada no cronograma de vacinação, uma vez que retardatários, ou pessoas que não conseguiram agendar em outros grupos, também estão buscando o agendamento naquele momento.

Fábio explicou que essas pessoas que já foram convocadas mas mesmo assim não conseguem efetuar o agendamento na plataforma da prefeitura podem se dirigir a um posto de vacinação para efetuar a vacinação.

“Procurem um posto, façam o cadastramento ou se dirijam a um posto de vacinação e digam ‘eu tinha que me vacinar, passei batido, mas eu quero me vacinar’ e vai se dar um jeito. Sem precisar do agendamento”, orientou.

Fábio afirmou ainda que a previsão da prefeitura é que na próxima sexta-feira (13) seja aberta a vacinação para a população 22+ anos.

Eventos de fim de ano

O secretário prevê que em dezembro deste ano 90% da população brasileira esteja vacinada com as duas doses da vacina, e que a população já poderá pensar em viver o “novo normal”, abrindo a possibilidade de eventos de fim de ano, também em João Pessoa.

“Réveillon é à beira mar, é ao ar livre, e você pode manter grupos familiares com distanciamento, e tentar, com todos vacinados. Em dezembro, inclusive, com uma boa parte com primeira e segunda dose, já que é provável que o Brasil todo esteja vacinado 90% de segunda dose, você vai ter que viver […] uma festa de réveillon pode ser feita de alguma forma”, argumentou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba