Um laboratório de Fabricação Digital (FabLab) foi inaugurado nesta quinta-feira (31), no Campus I da UFPB, em João Pessoa. Em julho deste ano, no período de testes, a equipe do FabLab criou um biomodelo de órgão humano que facilitou a remoção de tumor em um paciente.
Com a tecnologia de fabricação em modelo tridimensional, o serviço será relevante para diversas áreas da atuação humana. O laboratório conta com impressoras 3D, máquina de corte a laser, máquina Router CNC de grande formato e uma linha completa para fabricação de circuitos impressos.
De acordo com o pesquisador e coordenador do projeto, Euler Macêdo, “a produção diária depende de cada projeto, pois a complexidade varia e, consequentemente, o tempo de produção”.
Para quem não é da UFPB e tiver interesse em utilizar os equipamentos, serão cobradas taxas, que serão revertidas para a compra de insumos e manutenção das máquinas.
Esse tipo de laboratório tem influência da cultura maker, que se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se em um ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.
Fonte: G1
Créditos: G1