O Centro Histórico de João Pessoa teve, neste dia sete, mais um domingo de muita movimentação e diversos eventos. Eles faziam parte da programação do Animacentro, que neste final de semana ainda incluiu as comemorações pelo primeiro ano da Villa Sanhauá. Por toda região histórica, foi possível encontrar atrações para todas as tribos e idades, retomando a vocação cultural da área. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural, a Funjope.
A Villa Sanhauá, formada por oito casarões históricos reformados pela PMJP, foi ponto de destaque entre os eventos. Na celebração de um ano de sua inauguração, o espaço recebeu música ao vivo com DJ e a banda Os Eloquentes. Quem curtiu o som ainda pôde aproveitar os bares e galerias de arte da Villa e a Feira Armazém Teeteto, onde empreendedores locais apresentaram artigos de moda, artes visuais, gastronomia, decoração, jardinagem, cosmética e produtos naturais.
A servidora pública Rebeca Honorato aproveitou o evento para comprar artigos do universo geek. “Eu gosto de valorizar a cultura local e o artesanato e vim por que a feira me chamou atenção. Gosto muito do Centro Histórico e venho com frequência. Esses eventos aumentam o interesse pelo local”, afirmou.
De acordo com a gestora do Animacentro, Priscila Camboim, o evento está diretamente relacionado à ação Cidades Criativas da Unesco e procurou reunir todos os conceitos do movimento. “Aqui temos atividades de cultura criativa, valorização da nova cena musical, sustentabilidade e meio ambiente e tudo isso somando ao pleno funcionamento dos casarões, que funcionam como moradia e pontos empresariais”, afirmou.
Casa do Empreendedor – Outro ponto em funcionamento no local nesse domingo era a Casa do Empreendedor, que funciona na Villa há cerca de seis meses. O espaço concentra postos de atendimento de quatro secretarias municipais (Receita, Planejamento, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária), buscando facilitar a vida dos empreendedores na abertura, registro e concessão de licenças para os novos empreendimentos.
“Ainda contamos com um posto avançado do Sebrae, que foca no atendimento ao Microempreendedor Individual”, explicou o coordenador da Casa, Bruno Sitônio. De acordo com ele, o local realizou cerca de 15 mil atendimentos desde sua abertura.
Criançada contemplada – O público infantil também aproveitou os espaços do Centro neste domingo. As crianças tiveram atividades especiais voltadas para elas na Praça da Independência e no Parque da Lagoa.
A Praça recebeu a ‘Baladinha do Pipi de férias’, atividade do Palhaço Pipi marcada pelo resgate das brincadeiras populares, como quebra-panela, pega-pega, peteca, corrida de saco e cabra-cega. A guia turística Isabela Araújo levou o filho José Gabriel, de 3 anos, e convidou uma turma numerosa. “Ele está de férias da escola e resolvi convidar os amiguinhos para virem juntos e fazermos um piquenique. Estamos aproveitando a atividade proposta pela Prefeitura para trazê-los e manter este contato”, afirmou.
No Parque da Lagoa, a Praça Pedra do Reino foi tomada pelo clima junino com a apresentação do “Mió Arraiá do Mundo”, da companhia Rataplan. O número traz os personagens da Turma da Mônica em situações de festa junina e encheu os olhos de crianças e adultos que aproveitavam o domingo no local. “Gosto da Lagoa e hoje fiz questão de vir com minha esposa e meu neto para assistirmos às apresentações”, contou o mecânico Antônio José.
Atrações entraram pela noite – Quem quis esticar o domingo ou prefere as atividades noturnas encontrou programação na Casa da Pólvora. Os presentes curtiram o som da banda natalense DuSouto, que mistura samba com drum; bass, reggae com repente, xote com ragga e forró comsurfmusic, utilizando loops, guitarras, samples, groovebox, cavaquinho, sintetizadores e sanfona. O espaço ainda recebeu uma feira de artesanato com produtores locais.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba