desafio

Etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece nesta quarta-feira na PB

Para esta etapa estadual, a participação de 82 escolas – públicas e particulares – está confirmada, com cerca de 320 estudantes.

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica vai acontecer nesta quarta-feira (17), no Espaço Cultural, em Tambauzinho, João Pessoa. Será a primeira presencial, após a pandemia da Covid-19 – a OBR aconteceu apenas virtualmente em 2020 e 2021. O evento é aberto ao público e totalmente gratuito.

“A preparação para o retorno está a todo vapor aqui na Paraíba, os alunos estão bastante ansiosos com o retorno da modalidade prática presencial”, conta Fagner Ribeiro, representante da OBR na Paraíba. “Eles estavam com muita saudade da emoção e empolgação das competições e do trabalho em equipe que eles vivenciam durante os treinos presenciais”.

O retorno ao evento presencial traz duas novidades nas provas da competição. “Uma é um kit de resgate: o robô que conseguir levá-lo pra área de resgate consegue uma pontuação extra”, explica Ribeiro. “E a outra é uma gangorra: o robô que passar por ela tem uma pontuação a mais”.

A Olimpíada Brasileira de Robótica é realizada desde 2007 e atualmente é considerada o maior evento de robótica da América Latina. Inclusive classificando equipes para a RoboCup, que é o maior evento de robótica do mundo. Em 2019, última competição presencial antes da pandemia, foram mais de 204 mil participantes diretos de todos os estados brasileiros com mais de 5 mil equipes competindo na modalidade prática no país.

Para esta etapa estadual, a participação de 82 escolas – públicas e particulares – está confirmada, com cerca de 320 estudantes.

A abertura oficial será pela manhã, às 9 horas, e a competição vai acontecer durante o dia todo, em três rodadas. As equipes inscritas terão uma área de testes para programar o robô e fazer os testes necessários nos sensores antes de entrarem em campo para a competição oficial.

Os primeiros lugares dos níveis 1 e 2 se classificam automaticamente para a etapa nacional da OBR. Mas mais equipes podem acabar também conquistando uma vaga. “A quantidade de equipes é distribuída pela organização depois de todos os estados realizarem sua etapa, podendo ter mais vagas pra os estados com maior número de equipes presentes na competição”, conta Ribeiro.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria