Um grupo de seis pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do ABC (UFABC) está à frente de um estudo inédito: o desenvolvimento de carregadores inteligentes para utilização em veículos elétricos, a partir do uso de energia solar fotovoltaica.
A pesquisa é coordenada pelo docente Ivan Roberto Casella, da UFABC, e na Paraíba, a coordenação é do professor Darlan Fernandes, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB.
O estudo está sendo desenvolvido no Laboratório de Otimização de Sistemas Elétricos (LOSE) e no Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (LabREI), ambos do referido Departamento.
Como funciona o aparelho
A proposta do projeto, segundo o pesquisador da UFPB, é agregar tecnologias a uma SBCS (do inglês Smart Bidirectional Charging Station).
A SBCS é uma estação de carregamento bidirecional inteligente, um sistema composto, entre outros elementos, por geradores de energia solar, rede elétrica convencional e baterias para armazenamento de energia.
“Uma das ideias é incluir novas propostas de controle no carregamento de baterias e/ou inserção de energia fotovoltaica na rede elétrica. Portanto, pretende-se melhorar o desempenho destes procedimentos, a exemplo da velocidade de carregamento, mas mantendo a qualidade da energia elétrica”, explicou Darlan.
Fase de testes
Conforme o professor, os estudos vão contemplar, a princípio, veículos de duas rodas (patinetes, scooters, bicicleta elétrica, motocicleta elétrica de equilíbrio), com a possibilidade de inclusão de veículos de 4 rodas de menor porte.
Durante os dois anos de duração do projeto, a tecnologia será testada em laboratório. Um protótipo da estação de carregamento com energia solar somente será desenvolvido em um novo projeto após a conclusão deste que está em andamento.
“Será um período para realizarmos ensaios em escala laboratorial e amadurecermos a tecnologia, para, em um novo projeto, com o financiamento necessário, entregarmos esse protótipo da estação”, enfatizou.
Multifuncional, a estação que está sendo desenvolvida serve para carregamento de suas próprias baterias – para demanda noturna de funcionamento, quando não há luz solar –, para carregar os veículos elétricos de duas rodas e também para fornecer energia para a rede elétrica da cidade (quando existir excedente de produção de energia), servindo para abastecer residências e comércios, por exemplo.
Darlan Fernandes também acrescentou que outro aspecto importante é estimular a criação das estações de carregamento de energia solar para viabilizar o uso de veículos elétricos e disseminar o uso da energia renovável, contribuindo para a redução da emissão de CO2 no meio ambiente.
“Se não há estações de carregamento, as pessoas não vão adquirir os veículos, então essa ausência pode inviabilizar o uso desse tipo de transporte”, concluiu.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria