denúncia

Estudante denuncia que UFPB descumpre resolução e exclui candidatos cotistas de bonificação de 10% na nota do Enem no Sisu 2022.2

Um estudante denunciou que a bonificação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) excluiu os candidatos cotistas inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022.2, como já havia ocorrido no primeiro semestre. "Mais uma vez, a bonificação regional da UFPB em nota do Enem não contempla os candidatos cotistas nas inscrições do SISU", relatou o candidato.

Um estudante denunciou que a bonificação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) excluiu os candidatos cotistas inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022.2, como já havia ocorrido no primeiro semestre. “Mais uma vez, a bonificação regional da UFPB em nota do Enem não contempla os candidatos cotistas nas inscrições do SISU”, relatou o candidato.

Segundo o denunciante, “a UFPB está descumprindo a resolução Nº 43/2021 do CONSEPE da própria universidade, que estabelece, em seu artigo 5º, que todos os estudantes do estado têm direito a um bônus de 10% na nota do ENEM durante a seleção de vagas no SISU. Essa bonificação só está sendo concedida aos estudantes de escolas particulares que disputam vagas na categoria de ampla concorrência, enquanto os estudantes cotistas (pretos, pardos, indígenas, deficientes físicos, de baixa renda e oriundos de escolas públicas) não estão recebendo o mesmo benefício, sendo assim injustiçados. Esse mesmo problema ocorreu no SISU do início do ano (SISU 2022.1), e foi amplamente denunciado pela mídia local”, lembra o estudante.

De acordo com o denunciante, “ainda assim, o mesmo problema está ocorrendo novamente no SISU do segundo semestre (SISU 2022.2), conforme pôde ser comprovado com a abertura da consulta de vagas no SISU, iniciada hoje (o período de inscrição se iniciará em 28/06). Apesar da UFPB ter tido meses para corrigir essa injustiça e impedir a repetição do erro nas próximas edições do SISU, nada foi feito. A resolução Nº 43/2021 do CONSEPE continua valendo (sem nenhuma alteração), porém sendo novamente descumprida.”

O estudante pede que haja “cumprimento da resolução interna”.

Fonte: Click PB
Créditos: Polêmica Paraíba