A chapa mais votada da consulta para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representada pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, deverão ingressar nesta terça-feira (10) com um processo judicial contra a nomeação do professor Valdiney Veloso como reitor da instituição. Ele foi o terceiro colocado na lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).
A nomeação foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro na última quarta-feira (4) e a posse deve ocorrer amanhã (11). Em contato com a reportagem do Polêmica Paraíba, Terezinha Domiciano informou que a assessoria jurídica da chapa deve ingressar com o processo ainda hoje.
“A defesa vai protocolar hoje ainda. Estamos na expectativa que dê tudo certo. Nossa expectativa é acreditar que é possível”, ressaltou.
OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil ingressou com outro pedido, em âmbito nacional, solicitando ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule todas as nomeações feitas pelo presidente e que não sigam a lista tríplice. A ação quer que o presidente nomeie sempre o primeiro colocado das listas tríplices enviadas pelos institutos. Ele tem escolhido o terceiro colocado na maioria das vezes.
“Tem muitas instituições ingressando com processos, não só daqui mais outras universidades federais e vamos aguardar para saber até onde esse processo vai”, acrescentou.
Na última semana, em entrevista ao Arapuan Verdade, a professora Margareth Diniz, atual reitora, prometeu realizar uma transição pacífica e “democrática”. Já o professor Valdiney Gouveia, o novo reitor, ressaltou que deseja representar todas as correntes da comunidade acadêmica. Ele se colocou contra a partidarização da universidade.
Nesta terça-feira (10), uma decisão judicial determinou que estudantes que protestavam ‘acorrentados’ em frente ao prédio da reitoria da universidade deixem o local. A Justiça determinou, também, a reintegração de posse do ambiente acadêmico.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba