A capital paraibana completa 438 anos neste sábado (5), e o Polêmica Paraíba preparou uma série de matérias especiais, todas voltadas à João Pessoa. Já conhecemos um pouco sobre a história da capital, as músicas que fazem homenagem a cidade, os artistas que nasceram em João Pessoa e fazem sucesso em todo o país, além da história e importância da tradicional Festa das Neves. Hoje vamos saber um pouco sobre as peculiaridades desta capital nordestina amada não só por quem nasceu por aqui.
Porta do Sol
A cidade de João Pessoa fica próxima da Ponta dos Seixas, o lugar mais ao oriente de toda a América. Por conta disso, é lá que o sol nasce primeiro no continente, e a cidade é conhecida como a Porta do Sol.
Fronteira entre tribos
Antes da chegada dos europeus, a região onde hoje fica a cidade era uma fronteira entre as tribos tupis dos potiguaras e dos tabajaras.
Fredrikstad
João Pessoa foi dominada pelos holandeses em 1634. Passou a se chamar Frederichstadt. Além de seu nome holandês, a Capital paraibana também já se chamou Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, logo quando foi fundada pelos colonizadores. A cidade foi fundada às margens do rio Sanhauá, afluente do rio Paraíba.
Antiga
Terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa possui uma história de 430 anos (fundada em 1585), bem guardada nos seus monumentos e preservada no verde, que é uma de suas características mais fortes e que lhe rendeu o título de segunda cidade mais arborizada do mundo, atrás, apenas, de Paris.
Aposentadoria
A organização International Living concedeu mais um título à cidade: um dos melhores lugares para curtir a aposentadoria. Por toda a área de natureza e as opções de lazer, parece que a cidade é perfeita para os aposentados.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba