A equipe formada por seis alunos entre 15 17 anos e três professores da rede estadual de ensino conquista o terceiro lugar no campeonato Latinoamericano de Robótica (Larc – Latin American Robotic Competition), realizado de 22 a 26 deste mês, na Universidade Federal de Rio Grande (FURG – RS), e representarão o Brasil na Robocup 2020, em Portugal. Eles competiram na modalidade “On Stage Advaced”.
Os estudantes Arthur Farias de Araújo; Alyson Avelino Ribeiro; Jean Kelci da Silva Souza Junior; João Victor Ferreira dos Santos; Maria Vitória Gomes da Silva e Lucineide dos Santos Ferreira das Escolas Cidadã Integrais Técnicas Mestre Sivuca e João Roberto Borges de Sousa, e da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira (todas em João Pessoa), e os professores Thalles Araújo, Hector Alan dos Santos Pereira, Dagmar Nayara construíram cinco protótipos; na competição, os protótipos interagiram entre eles e os alunos.
A equipe levou em sua apresentação o tema da música “Maroon Sugar”. “Foram 07 meses de muito trabalho”, falou Thalles Araújo. O que mais chamou atenção foi a superação da equipe. Devido a logística da viagem os robôs chegaram todos danificados; a equipe trabalhou na recuperação das máquinas e fizeram uma belíssima apresentação”. A competição é composta por fases. No primeiro dia os estudantes foram entrevistados por uma bancada de especialista na área.
Nos dias seguintes, fizeram uma demonstração aberta no palco e duas performances. Para o Secretário Estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Claudio Furtado, o resultado reflete a persistência dos jovens e o acerto na integração da pasta da Educação com a Ciência e Tecnologia: “Os estudantes estão de parabéns por terem representado tão bem a Paraíba. Os professores também, conduzindo o conhecimento aplicado pelos estudantes. Comprovamos, com isso, os benefícios de integrarmos a Ciência, a Tecnologia e a Educação e vemos que estamos no caminho certo para o crescimento do nosso Estado”, declara Furtado.
A equipe teve total apoio da SEECT. “Além de estarem radiantes de felicidade, os estudantes falaram aqui como foi interessante conhecer uma cultura tão diferente, no Rio Grande do Sul. E isso por meio da robótica. Você imagina a expectativa deles com a Robocup em Portugal?” Comenta o professor Thalles. O Latinoamericano de Robótica é um dos eventos integrantes do Robótica 2019, que congrega olimpíadas, competições, mostras, workshops e simpósios na área de robótica. A edição do ano passado aconteceu em João Pessoa. Em Rio Grande, mais de 300 instituições participaram. A data da Robocup 2020 será definida no próximo janeiro. Mas a presença da equipe está garantida, com o apoio da SEECT, garante o Secretário Cláudio Furtado.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria