Em nova enquete realizada pelo Polêmica Paraíba, 88,70% dos leitores disseram que são contrários à realização das festividades de carnaval em João Pessoa no próximo ano.
Ao todo, foram 416 votos. 369 pessoas disseram que não querem a realização das festividades, contra 47 que disseram que sim. O feriado de carnaval de 2022 está marcado para os dias 28 de fevereiro e 1º de março.
O tema voltou a ser discutido após a possibilidade de uma quarta onda da Covid-19 atingir o Estado. A cidade sertaneja de Cajazeiras, por exemplo, já anunciou o cancelamento das festividades de carnaval, devido ao recente aumento de casos da Covid-19, principalmente na região do Sertão.
Na capital João Pessoa, onde ocorrem os tradicionais Folia de Rua e Carnaval Tradição, a expectativa do prefeito Cícero Lucena (PP) é de realização das festividades. Em entrevista coletiva nesta semana, o prefeito falou que, uma vez que tem a expectativa de realizar as festas de réveillon, “tenho fé em Deus que o carnaval também haverá”.
Já o governador João Azevêdo se mostrou precavido acerca do tema. Também em entrevista coletiva, em Cajazeiras, onde a festa foi cancelada, Azevêdo disse que é preciso ter cautela para que não haja um ‘repique’ da doença no Estado.
“É preciso que a gente tenha muito cuidado, para que a gente não volte a ter na Paraíba um repique da doença. A Paraíba não tem um grande carnaval como Rio de Janeiro ou Salvador. A própria suspensão por mais não trará um impacto econômico tão grande”, argumentou, deixando em aberto a possibilidade de um novo cancelamento.
Quem é publicamente contrário à realização do carnaval é o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros. Na sua visão, a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual (outro tema em bastante discussão) não deve ocorrer na Paraíba antes do período carnavalesco.
Outro que também se manifestou foi o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em tom de ironia, ele disse que por ele não teria carnaval, porém, que a decisão é de governadores e prefeitos.
“Por mim, não teria Carnaval. Só que tem um detalhe: quem decide não sou eu. Segundo o Supremo Tribunal Federal, quem decide são os governadores e os prefeitos. Não quero aprofundar nessa que poderia ser uma nova polêmica”.
Demais cidades
Outras cidades espalhadas pelo Nordeste e pelo Brasil, que são conhecidas por seus respectivos carnavais, também estão em fase de indefinição. Em Salvador, Recife e Fortaleza, as prefeituras ainda avaliam se será possível liberar os festejos. Olinda, também em Pernambuco, está em preparativos, mas sem confirmar a festa
Em Belo Horizonte, o município já decidiu que não vai patrocinar a festa, como fazia ao longo dos anos. Em São Paulo, autoridades locais afirmam que uma definição sobre a realização ou não será tomada em dezembro. Já no Rio de Janeiro, até o momento, as festas e os tradicionais desfiles das escolas de samba estão mantidos.
Veja os resultados completos da enquete:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba