No Dia Mundial da Árvore, 21 de setembro, a Energisa promove ação especial na cidade de Boqueirão. Em parceria com a Associação de Proteção Ambiental, APA 8 Verde, a concessionária fará palestras de conscientização e participará de uma cerimônia de comemoração das 300 mil mudas de árvores que foram doadas pela empresa e plantadas no entorno da mata ciliar do açude de Boqueirão.
Engajada em causas sociais e que envolvem o meio ambiente, desde o início desse ano, a Energisa já distribuiu mais de 2 mil mudas para clientes e funcionários, e junto com a APA 8 Verde, viabilizou a distribuição de mais de 4 mil cartilhas que ensinam os cuidados que a população precisa ter ao plantar uma árvore e o tipo de planta mais recomendada e adequada ao solo do município.
Mais ações em prol da arborização
Preocupada com a questão da fiação em áreas arborizadas, a Energisa procura usar cabos isolados nas redes, evitando o contato de árvores com a baixa tensão energizada e preservando o equilíbrio ecológico. Já nas redes de média tensão, a concessionária utiliza cabos protegidos com o intuito de facilitar a poda segura de árvores.
Sempre seguindo as normas brasileiras ambientais, a preocupação da distribuidora quando se trata de extensão de redes e linhas em regiões de mata ou áreas de preservação é com a elaboração de um relatório ambiental e, quando necessário, de um estudo fitossociológico para basear o trabalho.
Já na construção de linhas de distribuição de alta tensão e subestações, além de relatórios ambientais, a Energisa elabora em alguns casos estudos de arqueologia preventiva sob supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico Arqueológico Nacional (Iphan). Vale destacar que toda atuação ocorre junto com os poderes públicos municipais e estadual, e os projetos incluem a compatibilidade com a arborização no planejamento de obras e treinamento de procedimentos adequados para poda de árvores.
Importância das árvores
– Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição;
– Servem de moradia para diversas espécies de pássaros;
– Quando frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais;
– Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc;
– Melhoram a umidade do ar, sendo fundamentais em dias secos;
– Evitam a erosão do solo;
– Deixam as paisagens rurais e urbanas mais bonitas.
Fonte: Ima Comunicação
Créditos: Ima Comunicação