Todos os meses, colaboradores da Energisa, espalhados pelos municípios do estado, visitam os imóveis com uma missão: fazer o registro da leitura e emitir a fatura para pagamento. Como os processos de leitura e faturamento são realizados de forma imediata, nos medidores que ficam na parte externa do imóvel é possível coletar a leitura e entregar a fatura sem que haja qualquer contato com o cliente.
Entretanto, nem sempre é possível fazer a medição real do consumo devido à falta de acesso ao medidor. Em 2022, por exemplo, 52.751 medições deixaram de ser realizadas por algum tipo de impedimento. Quando isso ocorre, a Resolução 414/2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que seja realizado o faturamento por média.
Essa média de consumo, entretanto, não é vantajosa para os clientes, especialmente nas situações em que o imóvel está fechado e sem consumo. Além disso, após o terceiro mês consecutivo de impedimento, a empresa é obrigada a cobrar apenas o custo de disponibilidade do sistema, a popular taxa mínima, podendo gerar um acúmulo de consumo pela falta do registro real da leitura.
Para evitar contas de energia sem o consumo real, a Energisa recomenda que os clientes modifiquem o padrão de instalação do medidor para a parte externa, pois independente de ter alguém no imóvel, será possível fazer o registro da leitura. No caso de condomínios, os síndicos devem orientar porteiros para permitir a entrada dos colaboradores da distribuidora, devidamente fardados e identificados com crachá.
SEGURANÇA
Ao colocar o padrão de medição externamente, é possível evitar situações de risco como incêndios, pois em caso de curto-circuito com o medidor dentro do domicílio, a possibilidade das chamas se alastrarem pelas instalações elétricas são eminentes. Ter o medidor dentro do imóvel ainda expõe famílias a acidentes, especialmente as crianças que não entendem os perigos do contato inadequado com o medidor e os riscos de choque elétrico.
“Além da leitura correta da conta, ao colocar a medição externa, os clientes evitam o corte da energia pelo impedimento de acesso e possibilitam aos colaboradores que realizam inspeções periódicas, verificar as condições de segurança e se há alguma anomalia no equipamento de medição. Dessa forma, se o aparelho estiver com algum defeito, é prontamente substituído, garantindo assim a confiabilidade da medição e a proteção do imóvel”, enfatizou o gerente de Relacionamento com o Cliente da Energisa, Danillo Lélis.
De acordo com a resolução 414 Aneel, em seu artigo 171, é dever do cliente e manter livre acesso às instalações da unidade consumidora aos empregados e representantes da distribuidora, para fins de inspeção e leitura, inclusive para realização de serviços de troca de equipamento de medição ou suspensão de fornecimento.
COMO SOLICITAR
Para executar a externalização da medição o nosso cliente deve contratar um profissional qualificado de sua confiança, também conhecido popularmente como padronista, para que ele faça a instalação do padrão de acordo com as normas exigidas e dimensionado em conformidade com a carga de energia que será utilizada. Após a conclusão da instalação, deve entrar em contato com a Energisa para que possa ser feita a ligação da energia elétrica na sua unidade consumidora.
Para obter mais informações, o cliente pode ligar para o 0800 083 0196.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba