Investimentos

Energisa investe mais de R$ 1 bilhão e garante energia de qualidade para população paraibana

Aos 55 anos, a enfermeira Elma Araújo conta que é de um tempo que a energia elétrica “era bem diferente”. “Época de chuva, a primeira coisa que faltava era luz”, recorda a moradora de Catolé do Rocha, a 393 quilômetros da capital, João Pessoa, na Paraíba. O tempo passou, as tecnologias evoluíram e mais de R$ 1 bilhão foi investido pela Energisa só nos últimos dez anos, em obras e modernização de sistemas. Tudo isso para melhorar a qualidade do serviço no estado. O resultado é percebido não só na redução do intervalo e da frequência das quedas de energia, mas também no dia a dia das pessoas.

Aos 55 anos, a enfermeira Elma Araújo conta que é de um tempo que a energia elétrica “era bem diferente”. “Época de chuva, a primeira coisa que faltava era luz”, recorda a moradora de Catolé do Rocha, a 393 quilômetros da capital, João Pessoa, na Paraíba. O tempo passou, as tecnologias evoluíram e mais de R$ 1 bilhão foi investido pela Energisa só nos últimos dez anos, em obras e modernização de sistemas. Tudo isso para melhorar a qualidade do serviço no estado. O resultado é percebido não só na redução do intervalo e da frequência das quedas de energia, mas também no dia a dia das pessoas.

“Antes, vela, lamparina, querosene, esses eram produtos essenciais. Todo mundo tinha em casa. Hoje, só uso a vela pra cantar em aniversário, motivo de muita alegria e celebração”, diz Elma. “Quando tem algum problema, a gente rapidinho liga pra Energisa e logo, logo, ele é solucionado. Faz muita diferença, principalmente para as pessoas do interior. Melhorou muito a vida”, completa.

Indústria e comércio também sentem o impacto. Atualmente diretor de uma indústria de alimentos, em João Pessoa, Petrucio São Braz, lembra bem de seu início de carreira, em 1997, em um parque gráfico, onde os problemas com energia eram frequentes. “A variação da energia queimava vários equipamentos. Tínhamos que gastar com mais estabilizadores”, diz.

“Os investimentos realizados deixam o empresário mais tranquilo e confiante de que pode crescer porque ele vai ter o suporte da energia necessário para qualquer ampliação. Passamos a ter uma energia de qualidade, um atendimento mais personalizado e orientação para suprir o aumento da demanda, quando precisamos”, afirma.

Indústria e comércio também sentem o impacto. Atualmente diretor de uma indústria de alimentos, em João Pessoa, Petrucio São Braz, lembra bem de seu início de carreira, em 1997, em um parque gráfico, onde os problemas com energia eram frequentes. “A variação da energia queimava vários equipamentos. Tínhamos que gastar com mais estabilizadores”, diz.

“Os investimentos realizados deixam o empresário mais tranquilo e confiante de que pode crescer porque ele vai ter o suporte da energia necessário para qualquer ampliação. Passamos a ter uma energia de qualidade, um atendimento mais personalizado e orientação para suprir o aumento da demanda, quando precisamos”, afirma.

A gerente de construção e manutenção da Energisa na Paraíba, Danielly Formiga, explica que o que garante a tranquilidade de Elma, Petrucio e dos mais de 1,6 milhão de clientes da distribuidora são, exatamente, os investimentos ao longo dos anos.

Segundo ela, o valor médio anual investido pela empresa na melhoria do serviço no estado nos últimos dez anos foi de R$ 165 milhões. Só em 2020, cerca de R$ 200 milhões devem ser aportados em projetos.

O dinheiro possibilita a construção de novas subestações, além da ampliação das linhas de distribuição, transformadores e capacidade instalada. Sistemas e tecnologias também são modernizados, dando mais agilidade à resolução de problemas ou otimizando processos.

Para se ter uma ideia, de 2000 até 2019, mais de 20 subestações foram construídas na Paraíba e houve um incremento em mais de 16 mil quilômetros nas linhas de distribuição de média e alta tensão. O número de transformadores mais do que quadruplicou e a capacidade instalada triplicou.

Com isso, os indicadores que medem a qualidade do serviço e apontam a quantidade de horas e frequência que os clientes ficaram sem luz estão ficando abaixo do limite determinada pelo órgão regulador.

“A Energisa Paraíba tem o compromisso de investir na melhoria do serviço no estado, sempre buscando as melhores soluções e tecnologias. Nos últimos anos investimos, por exemplo, em automação e, hoje, nossas subestações são todas operadas remotamente. Estamos sempre pesquisando novas ideias e estudando a viabilidade de implementação. Isso resulta em uma rede de energia mais moderna, além da melhora nos serviços de maneira geral”, afirma a gerente.

Fonte: G1 PB
Créditos: Polêmica Paraíba