em João Pessoa

Energisa capacita professores de escolas públicas para disseminação de Projeto de Eficiência Energética

Energisa capacita professores de escolas públicas para disseminação de Projeto de Eficiência Energética

Começou nesta segunda (02), no Hotel Xênius, no Cabo Branco, em João Pessoa, a capacitação para 90 professores de escolas públicas, realizada pela Energisa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Até sexta-feira, 6, os professores serão capacitados para se tornarem multiplicadores de boas práticas de consumo de energia e conscientização sobre o uso eficiente do recurso de forma interdisciplinar.

A capacitação segue metodologia desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia da Eletrobrás (Procel), denominada “A Natureza da Paisagem – Energia, recurso da vida”, e o treinamento está sendo ministrado por especialistas do Instituto Federal do Ceará e acompanhamento do Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade. “Sabemos da dificuldade que é tirar um professor de sala de aula, mas esse tipo de capacitação é muito importante. É preciso provocar a transformação no modo como a energia elétrica é utilizada. Essa capacitação integra o programa educacional que faz parte do nosso Projeto de Eficiência Energética e está alinhada com as diretrizes da educação básica”, explica o gerente de projetos da Energisa, Renato Deladea.

Para a professora Cláudia Ferreira, da Escola Municipal Alice Carneiro, a capacitação é uma excelente oportunidade para aprimorar um assunto que ela já trabalha na escola. Geógrafa e engenheira florestal, Cláudia dá aula de Energias Renováveis numa disciplina eletiva para alunos do ensino médio. Já a professora Jordânia Nascimento, de Mamanguape, está ansiosa pelo seu primeiro contato com o tema: “Dou aula de matemática no ensino fundamental e espero colher muitos dados para trabalhar sentenças matemáticas e mostrar, na prática, os benefícios na redução do consumo de energia”, planeja Jordânia.

Reconhecendo a importância das parcerias público-privadas, a assessora de comunicação da Secretaria Estadual de Educação, Natália Melo, afirma que a secretaria busca o máximo de capacitações para os professores, visando sempre uma formação contínua. “Recentemente lançamos um protótipo de um projeto e entregamos 100 laboratórios de qualificação em energia solar e elétrica. Não podíamos deixar passar essa oportunidade de capacitar nossos professores”, justifica.

Fonte: Assessoria