A retomada dos empregos no Brasil, indicada pelos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), pode ser um sinal de reaquecimento do mercado imobiliário. Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (25), esse é um dos setores mais beneficiados. Ao todo, foram criadas mais de 121 mil vagas de trabalho em agosto.
Entre os principais setores da economia que mais geraram empregos, a construção civil aparece em quarto, com 17. 306 postos de trabalho criados; Lidera o número de empregos gerados a área de serviços (61.730 postos), seguida por comércio (23.626), indústria de transformação (19.517), administração pública (1.391) e extrativa mineral (1.235).
Para o economista paraibano Werton Oliveira, os números referentes à construção civil indicam que esse nicho está retomando o ritmo e pode se expandir nos próximos meses, inclusive na Paraíba. O crescimento da construção civil pode pode beneficiar, também, outros setores.
“Um dos impactos positivos são as reformas, que tem dado ao empresário um sentimento de compromisso maior do governo, então ele pode investir mais em contratação. (…) Esse aumento da contratação na construção civil tem uma cadeia muito ampla, e mostra uma retomada, mesmo que lenta”, contatou.
Levando em consideração todos os setores, a Paraíba registrou a criação de mais de 6 mil vagas de trabalho em agosto.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba