A primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, fez hoje sua primeira visita oficial a uma cidade brasileira em Campina Grande. Entre os vários compromissos, Michelle se emocionou com Leleu, Leryston Matheus, de 21 anos, portador de uma doença rara, a Epidermólise bolhosa. Ele cantou e foi acompanhado pela esposa de Jair Bolsonaro um dos sucessos de Mano Walter, “Juramento do Dedinho”, ao lado de Fabiano Guimarães. O encontro se deu no Bairro do Alto Branco, quando a primeira dama e o ministro Osmar Terra se dirigiam para uma visita agendada a uma família assistida pelo programa Criança Feliz.
Epidermólise bolhosa é o nome dado a um conjunto de doenças hereditárias que provocam bolhas na pele por qualquer tipo de trauma. Ainda não se conhece a cura para a doença cujo tratamento deve ser multidisciplinar e voltar-se para o alívio da dor e para evitar o agravamento das lesões e a desnutrição. A cirurgia pode ser um recurso necessário quando as cicatrizes provocaram o estreitamento do esôfago, a ponto de impedir a alimentação adequada do paciente ou quando houve degeneração dos pés e mãos.
Agenda – O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues recebeu, na manhã desta terça-feira, 2, no aeroporto João Suassuna, a primeira-dama e o ministro da Cidadania. Ambos foram conhecer de perto a execução de programas sociais, em parceria com o governo federal, em Campina Grande, que tornaram-se cases nacionais de sucesso.
Michelle Bolsonaro já tinha demonstrado o interesse de visitar Campina Grande desde que assistiu à palestra de Romero em Brasília, no dia 12 de março deste ano, apresentando os bons resultados alcançados na cidade pela execução dos programas Criança Feliz e Centro Dia.
Acompanhado da primeira-dama de Campina Grande, Michele Rodrigues, o prefeito campinense ciceroneou Michelle Bolsonaro e Osmar Terra em duas visitas que foram consideradas “impactantes e elucidativas” pelo ministro da Cidadania, especialmente por neste dia 2 se comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
A secretária Eva Gouveia, da Ação Social do Município, fez a primeira recepção no Centro Dia, no Conjunto dos Professores, unidade destinada a dar assistência às famílias com crianças vítimas de microcefalia. Ao longo de uma hora, Michelle Bolsonaro conheceu de perto os clientes do Centro e toda a estrutura disponibilizada para atendimento de famílias de Campina e de várias partes do Estado. As secretárias Luzia Pinto (Saúde) e Iolanda Barbosa (Educação), além de vários vereadores, também participaram da recepção.
“Estou encantada”, resumiu Michelle Bolsonaro com o que pode testemunhar, principalmente após o contato direto com um grupo de mães assistidas pelo Centro Dia. Numa conversa informal, por quase meia hora, ela ouviu depoimentos que a emocionaram. Em sua breve fala, destacou que aquele momento dava sentido ao trabalho que ela se propôs desde que, na companhia do marido Jair Bolsonaro, deu início à campanha eleitoral, que culminou na chegada ao Palácio do Planalto.
Visita ao CER
A segunda parte da visita da primeira-dama e do ministro foi ao Centro Especializado de Reabilitação (CER), no bairro de Bodocongó. A unidade, antiga AACD, foi municipalizada pelo prefeito Romero Rodrigues em 2017 e se transformou em referência na Paraíba. Atualmente, conta com 2.169 pacientes cadastrados, dois quais 800 são de Campina Grande. Os demais são oriundos de todas as áreas do Estado, como Sertão, Curimataú e Cariri. Com mais de 60 especialistas trabalhando na unidade, o governo municipal atende crianças com deficiência em setores como enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social, medicina, nutrição e pedagogia. São atendidas, por exemplo, 78 crianças autistas, além das portadoras de outros problemas de saúde.
À tarde, Michelle e Osmar fizeram uma visita a uma família atendida pelo Programa Criança Feliz no Alto Branco. O compromisso agendado era na casa da gestante Sara Candido Caetano e do filho dela, Daniel, de 2 anos. No caminho, populares chamaram a atenção de Michelle para Leleu.
Fonte: Parlamento PB
Créditos: –