A Paraíba apresentou a maior alta do Nordeste e a 5ª maior do país nas vendas do comércio varejista ampliado no mês de fevereiro de 2020, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após dois meses de queda. O indicador do varejo ampliado inclui, além do varejo, as vendas de veículos, motos, partes, peças e material de construção.
Segundo o IBGE, a vendas no estado em fevereiro cresceram, 2,3% em relação ao mês anterior, sendo a maior do Nordeste e acima da média nacional, de 0,7%. A receita nominal arrecadada pelo setor no estado também apresentou alta de 2,3% em fevereiro, superior à média do país, de 0,9%.
O comércio varejista também apresentou alta, de 1,1%, no volume de vendas em fevereiro, depois de dois meses consecutivos com índices negativos – dezembro com -2,9% e janeiro com -2,8%. A receita nominal arrecadada variou positivamente 1,5% em fevereiro e foi maior que a média nacional, de 1%.
Em dezembro, o volume de vendas do setor comercial paraibano teve uma redução de 1,5%, seguida por outra queda de 0,2% em janeiro.
Em relação ao acumulado de 12 meses, as vendas no estado tiveram um saldo positivo de 0,8%, mas está abaixo da média brasileira, de 3,6%, além de ser a 5ª menor variação do país nesse período. A receita nominal do setor paraibano, por sua vez, registrou variação de 3,7% no intervalo, enquanto nacionalmente esse percentual foi de 6,1%.
Quanto aos impactos da pandemia do novo coronavírus, o IBGE relata que o resultado de fevereiro não apresenta essa influência, pois ainda não havia um indicativo real de que a doença atingiria o país.
No ranking do Nordeste, além da Paraíba (2,3%), as maiores altas foram registradas nos estados de Sergipe (2%), Alagoas (1,7%) e Bahia (1,5%).
Fonte: Com G1 Paraíba
Créditos: Com G1 Paraíba