Um relatório divulgado ontem pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) revela uma realidade preocupante na gestão dos recursos por parte de prefeituras paraibanas. Conforme os dados, 65 municípios têm descumprido a legislação e aplicado menos de 25% em Educação este ano. Outras 18 prefeituras investem atualmente menos de 15% em saúde.
O estudo demonstra que o que falta nessas duas áreas tem em excesso quando o assunto é contratação de servidores sem concurso público.
Juntas, as 223 prefeituras paraibanas mantêm hoje mais de 69 mil servidores contratados. E o número cresceu 11,9% este ano, tomando por base o mês de junho, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Curiosamente, 2022 é ano eleitoral.
Por conta dos números o TCE emitiu 1.504 alertas para os gestores municipais. O objetivo é tentar minimizar as falhas atualmente encontradas.
Há casos de municípios que contabilizam mais de dez alertas.
Esses prefeitos poderão ter problema mais na frente junto ao TCE, mas isso nem é o mais importante. O mais preocupante mesmo são os problemas que a população dessas cidades já têm vivido, um reflexo da falta do cumprimento dos índices constitucionais em áreas essenciais como Educação e Saúde.
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba