Os advogados da Paraíba já começaram a se articular para as candidaturas à Presidência da OAB do estado. As eleições acontecerão em Novembro deste ano e, o novo ou a nova presidente sucederá o atual gestor Paulo Maia, presidente reeleito em 2016. A eleição para o triênio 2022/2024 já se mostra agitada no meio jurídico do estado.
De acordo com a apuração feita pelo Polêmica Paraíba, pelo menos seis nomes estão cotados para se candidatar à presidência, sendo eles cinco homens e apenas uma mulher.
Os nomes são:
Raoni Vita, Harrison Targino, Maria Cristina Santiago, Johnson Abrantes, Luiz Pereira e Inácio Queiroz.
O advogado Raoni Vita é ex-vice-presidente da OAB , atualmente exerce a presidência do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado, ligado às questões do futebol e também é Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Raoni diz que seu nome está à disposição, Porém, acha fundamental que haja um amplo acordo para lançamento de candidato único de oposição, já que não se sabe se o presidente Paulo Maia será candidato mais uma vez ou lançará candidato.
Harrison Targino é Advogado e Professor Universitário, Conselheiro Federal da OAB e Presidente do Instituto Paraibano de Direito Administrativo. O Advogado já foi Juiz do TRE-PB entre 2001 e 2003, Procurador Geral PB entre 2007 e 2009 e também é Ex-Secretário de Estado. Em uma publicação no instagram, o advogado falou sobre o seu nome está sendo um dos cogitados: “A todos tenho afirmado que entendo precipitado o debate desta natureza, em face até do momento difícil em que estamos.” Escreveu.
Entre os nomes cotados, a única mulher que aparece é a Maria Cristina Paiva Santiago, a Advogada militante é sócia e fundadora do Santiago & Rangel Advogados, Professora Dra. da UFPB e Unipê em João Pessoa e Presidente do IBDFAM-PB. Kiu, como é conhecida, poderá ser a 1ª mulher a presidir o Conselho Seccional em toda a sua história.
Em uma entrevista, a advogada disse que está na hora de ampliarmos o debate em torno da Ordem. “Não dá pra reduzir o processo eleitoral a uma disputa de poder político ainda mais quando estamos enfrentando uma pandemia”.
Mais um nome cotado para a disputa é o do Advogado Johnson Abrantes, que também é militante e muito querido e respeitado no estado. O Advogado gravou um vídeo esta semana onde confirma que o seu nome está à disposição. No vídeo, ele fala que foi procurado por alguns colegas advogados e Advogadas para colocar o seu nome visando disputar as eleições e disse ter disposição para a missão. O Dr. Johnson, também disse que não queria se precipitar na decisão.
“As propostas que são feitas seriam para compor a chapa na condição de candidato a presidente ou uma segunda opção a uma vaga no conselho federal da OAB”, disse o advogado.
O Advogado criminalista e professor, Luiz Pereira também está listado para concorrer nas eleições. Luiz tornou pública sua pré-candidatura ainda em Dezembro de 2020, durante um programa de rádio na capital. “Estamos conversando com os advogados e advogadas, principalmente para restabelecer o protagonismo da advocacia, do advogado individual e daqueles desprestigiados nos grandes escritórios”, disse Luiz Pereira, ao ser questionado pelos apresentadores do programa se estaria disposto a colocar seu nome na disputa pela presidência da OAB-PB.
O último nome listado como pré-candidato pela disputa à presidência da OAB-PB é o do Advogado Criminalista, Inácio Queiroz, Ele é Vice-presidente da Comissão de Justiça Criminal da OAB/PB e Defensor Dativo do Tribunal de Ética e Disciplina OAB/PB. De acordo com fontes ligadas à redação do Polêmica Paraíba, o advogado confirmou sua pré-candidatura. Ele ainda não se pronunciou sobre. A redação tentou contato com o advogado mas não conseguimos até a conclusão da matéria.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba