pela enfermagem

ELEIÇÕES COREN: Chapa 1 vai combater o assédio e a homofobia entre os profissionais de enfermagem

Faltando menos de dois meses para a eleição co Coren (Conselho Regional de Enfermagem) Renata Ramalho e Angela Amorim representando a Chapa 1, estiveram no programa Master News dessa segunda (18).

A eleição do conselho acontece por meio de voto direto pela internet, para escolha de conselheiros para o triênio 2018/2020. A eleição será organizada pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) em todos os regionais e acontece no dia 1º de outubro deste ano.

Renata Ramalho explica que uma das principais metas é lutar para que as equipes de saúde tenham suas cargas de trabalho reduzidas, pois dessa forma aumentaria a segurança dos pacientes.

Ela também cita que um estudo que direcionou ao assédio moral a homofobia tem um papel decisivo no atendimento do profissional de enfermagem, assim sendo o combate ao assédio e à discriminação por sexualidade é importante para garantir a dignidade do profissional. “O profissional fica perdido quando se encontra numa situação de assédio ou de homofobia, ele não sabe para onde se virar. Queremos dar essa base para que ele se sinta segura em nos procurar”, fala Renata.

Angela Amorim diz que fortalecendo a fiscalização, que segundo ela é o princípio do conselho regional, serve para garantir a segurança das equipes de saúde, mas também para garantir segurança da população: “De forma alguma a fiscalização serve para prejudicar o profissional, mas sim para proteger o profissional”.

Como votar

Todos os profissionais de enfermagem devidamente inscritos e adimplentes com suas anuidades até o dia 1º deste mês, inclusive os remidos, receberão as senhas de votação enviada pelo Cofen. Caso não recebam, devem acessar o site eleitoral www.votaenfermagem.org.br via computador, smartphones e/ou tablets para terem as senhas, que estarão disponíveis a partir do próximo dia 25. No dia 1º de outubro, após abertura do período de votação, os profissionais poderão votar de qualquer lugar através do site eleitoral. A votação ficará disponível por 24 horas para acesso de qualquer parte do Brasil ou do exterior.

Créditos: Polêmica Paraíba