coragem e investimento

ELAS NO PODER: conheça mulheres que se destacam no empreendedorismo feminino na Paraíba

O Polêmica Paraíba teve a oportunidade de entrevistar empreendedoras para que compartilhassem suas experiências e perspectivas sobre o papel do protagonismo feminino no empreendedorismo.

Empreendedoras paraibanas em destaque - Imagem: Marcelo Jr
Empreendedoras paraibanas em destaque - Imagem: Marcelo Jr

No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data que nos lembra a importância das lutas femininas por justiça, igualdade de gênero e respeito. Ao longo dos anos, as mulheres têm conquistado espaço e protagonismo em diversas frentes sociais, incluindo o empreendedorismo, onde sua presença é cada vez mais marcante.

Em homenagem a essa data significativa, o Polêmica Paraíba teve a oportunidade de entrevistar empreendedoras para que compartilhassem suas experiências e perspectivas sobre o papel do protagonismo feminino no empreendedorismo. Essas mulheres visionárias estão deixando sua marca e abrindo caminho para as gerações futuras, mostrando que não há limites para o que uma mulher pode conquistar.

Quais são os principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras?


Com base em dados do IBGE, o percentual de empreendedoras em relação ao total de negócios chegou a 34% no Brasil em 2022: são mais de 10 milhões de mulheres donas de seus próprios negócios. A pesquisa revelou que grande parte dessas mulheres começou um negócio por necessidade.

Para Raffaela Rodrigues da Aquarella, loja especializada em artigos personalizados, o maior desafio foi começar do zero em um mercado que era dominado por homens.

“O maior desafio para mim foi começar do ZERO literalmente, não entendia de tecido, não sabia costurar, sublimar, nada! Comecei a pesquisar na internet como fazia, minha mãe me ajudava com as costuras e logo aprendi e consegui caminhar com minhas próprias pernas. O mercado sublimatico era totalmente voltado para o público masculino. Graças a Deus, nós mulheres, hoje fazemos parte de uma grande fatia desse seguimento. E assim superei meus medos, metendo a cara e aprendendo todos os dias um pouquinho.”

Rafaella Rodrigues – Aquarella

Izabelly Mayara, dona da Musa Acessórios, afirma que o maior desafio foi conseguir empreender enquanto terminava a faculdade.  

“Além de mulher iniciei minha jornada do empreender muito jovem aos 23 anos, estava administrando o empreender com término da faculdade e foi bem desafiador como todo início, ter que captar clientes e exercer todas as funções necessárias, sobre superar é um exércicio diário viver o processo e respeitar as etapas com o passar dos anos tudo foi se ajustando e hoje estamos caminhando para 8 anos de loja com muitos altos e baixos durante essa jornada. ”

Izabelly Mayara – Musa Acessórios

Priscilla Menezes da Pulseirismo JP, o desafio é conseguir equilibrar vida pessoal e profissional.

“Empreender sendo mulher, exige muita determinação, coragem, iniciativa, criatividade, resiliência, equilíbrio da vida pessoal e profissional, e esse é o grande desafio, pois acabo me cobrando muito pôr as vezes não conseguir dar conta de tudo e para aliviar essa auto cobrança tive que aprender a ser mais gentil comigo mesma. ”

Priscilla Menezes – Pulseirismo JP

Quais as expectativas em relação ao futuro do empreendedorismo feminino e sua evolução?

Minhas expectativas são as maiores possíveis. Nós mulheres temos um potencial gigante, graças a evolução já conseguimos bastante espaço no mercado de trabalho. Ainda é um tabu para algumas profissões, mas a gente está caminhando para um futuro promissor

Rafafela Rodrigues – Aquarella

Já Izabelly acredita que as redes sociais são um ferramenta importante para o crescimento do negócio.


Acredito que o empreender tem ajudado várias mulheres a obter uma renda extra ou até mesmo formular uma renda mensal, atualmente há muitos negócios iniciando e com bom uso da tecnologia e das redes sociais, acredito que só tende a melhorar.

Izabelly Mayara – Musa Acessórios

Priscilla acredita na tendência do protagonismo feminino.

Acredito que a tendência é continuar crescendo, pois cada vez mais nós mulheres buscamos nossa independência financeira e só através do apoio, incentivo e muito estudo que conseguiremos continuar evoluindo, quando são dadas as oportunidades corretas, nós podemos não apenas prosperar nos negócios, mas também promover mudanças sociais significativas.

Priscilla Menezes – Pulseirismo JP

Uma inspiração para mulheres empreendedoras neste Dia da Mulher

Cada empreendedora compartilhou uma mensagem inspiradora para aquelas mulheres que desejam iniciar sua jornada neste mundo desafiador.

“Parece clichê, mas Não Desista! O início é bem difícil, na verdade empreender é difícil mesmo. Parece mentira, mas algumas vezes eu me questionava se era isso mesmo. E logo depois de respirar, refletir eu via que isso faz seu coração bater. Por isso sigo, incansavelmente todos os dias. Comece hoje, com o que você tem. Não deixe para tirar do papel aquela vontade/sonho quando as coisas já estiverem prontas. Aprecia o processo, isso vai te fazer ter outra visão de negócio. Estou com você, bora!”

Rafaella Rodrigues – Aquarella

“Comece com o que você tem! Empreender requer muito de nós, mas não podemos nos deter por estar iniciando e não ter tudo que almejamos, aos poucos as coisas vão fluindo e progredindo. ”

Izabelly Mayara – Musa Acessórios

“Que cada uma encontre sua voz, confie em sua jornada única e esteja aberta para aprender, inovar e apoiar outras mulheres. Juntas, poderemos construir um futuro onde o empreendedorismo feminino não seja apenas possível, mas onde floresça com força total.”

Priscilla Menezes – Pulseirismo JP

Que neste Dia Internacional da Mulher possamos celebrar não apenas as realizações passadas, mas também olhar para o futuro com esperança e determinação, sabendo que juntas podemos continuar a moldar um mundo mais igualitário e inclusivo.