Um sarcófago de ouro avaliado no valor de US$ 4 milhões e que havia sido roubado do Egito em 2011 será devolvido ao seu país de origem após passar por uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York. O sarcófago foi roubado em meio a primavera árabe(movimento de renovação política em países da região que culminaram na queda de governos como o do presidente egípcio Hosni Mubarak.
O sarcófago roubado possui 1,8 metro de comprimento e foi feito para guardar a múmia de uma alto sacerdote do deus Heryshef. A investigação feita em conjunto por Estados Unidos, Egito, Alemanha e França apontou que o objeto foi transportado através dos Emirados Árabes Unidos, em seguida foi restaurado na Alemanha e foi vendido na França em 2017, tendo sido comprado pelo Metropolitan Museum of Art.
O grupo internacional de traficantes que comercializou a peça é responsável pela venda ilegal de centenas de outras obras de arte. “A devolução de tesouros culturais roubados a seus países de origem está no centro de nossa missão de impedir o tráfico de antiguidades roubadas. Tenho a honra de repatriar esse artefato extraordinário de volta ao povo do Egito”, disse o procurador do distrito de Manhattan Cyrus Vance Jr.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba