Os paraibanos puderam acompanhar na madrugada de sexta-feira o maior eclipse lunar parcial dos últimos 580 anos. Com mais de três horas de duração, o evento ficou visível a partir das 4h18 da manhã quando a Lua começou a entrar na sombra da Terra. Ela se pôs por volta das 5h, antes do eclipse atingir sua máxima.
“Este não foi um eclipse total, mas por muito pouco. Quando atingiu seu máximo, a Lua estará 99% encoberta pela sombra da Terra. O período de parcialidade deve durar 3 horas e 28 minutos, o que faz desse fenômeno o mais longo eclipse parcial dos últimos 580 anos”, explicou Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (veja o vídeo no fim da matéria).
Um eclipse lunar ocorre quando Sol, Terra e Lua estão alinhados no espaço. Nesse momento, a Lua passa pela sombra da Terra e por isso tem sua superfície, ou parte dela, escurecida por essa sombra.
Veja imagens feitas por Felipe Sérvulo, na cidade de Taperoá; Marcelo Zurita. no bairro do Cabo Branco e Rammony Barbosa no Valentina, em João Pessoa.
Fonte: T5
Créditos: POLÊMICA PARAÍBA