Um levantamento divulgado pela Folha de São Paulo tendo como base dados do Ministério da Saúde mostra que pelo menos 16.526 pessoas foram vacinadas com doses trocadas de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Desse número, 806 casos foram registrados na Paraíba, o sétimo estado nesse quesito.
Os dados mostram que as pessoas têm registradas em seus nomes a primeira dose de CoronaVac e a segunda da vacina de Oxford/AstraZeneca, ou vice-versa. Foram encontrados casos em todas as unidades da federação, em 1.645 municípios brasileiros.
O levantamento divulgado pela Folha mostra que a maioria, 14.791 pessoas, iniciaram o processo de imunização com a vacina de Oxford e recebeu uma segunda dose de CoronaVac. Outras 1.735 pessoas tiveram o caminho inverso, sendo imunizadas pela primeira vez com a CoronaVac e depois com a vacina de Oxford. Essas são as únicas vacinas disponíveis até então no país.
Na Paraíba, 780 pessoas iniciaram o processo com vacina de Oxford e tendo sido aplicada a CoronaVac como segunda dose e outras 26 pessoas tiveram o caminho inverso.
Os dados do levantamento são referentes ao primeiro mês da campanha nacional de vacinação (17 de janeiro a 17 de fevereiro), tendo as pessoas retornado para a aplicação da segunda dose até 8 de abril. Foram analisadas aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.
O ministério da Saúde informou que em nota à Folha que cabe aos estados e municípios acompanhar e monitorar as aplicações das doses.
Ranking
São Paulo lidera o número de casos com 4.471, seguido de Rio Grande do Sul (1.760), Rio de Janeiro (1.653), Bahia (1.231), Goiás (1.090), Minas Gerais (934) e a Paraíba (806). Do lado inverso, quem mais registrou casos de trocas foram Sergipe (19), Roraima (20), Rio Grande do Norte (30), Acre (36), Amapá (42) e Tocantins (47).
Confira abaixo o gráfico elaborado pela Folha de São Paulo com todos os estados:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba