Na última semana, a reportagem do Polêmica Paraíba mostrou que além de uma crise de saúde pública, o novo coronavírus e as rígidas medidas de isolamento social foram responsáveis também pelo fechamento de milhares de empresas e de vagas de emprego, causando um colapso econômico sem precedentes.
Nesta quinta-feira (25), dados do Ministério da Economia mostraram que o número de pedidos de seguro seguro-desemprego no Brasil já chega a 3,64 milhões no acumulado deste ano, entre janeiro e a primeira quinzena de junho, um indício de que o brasileiro perdeu bastante renda nos últimos meses. O dado representa uma alta de 14,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Outro número alarmante, é que entre março e abril, o Brasil fechou 1,1 milhão de postos de trabalho com carteira assinada (diferença entre demissões e contratações), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), quebrando uma tendência de alta que ocorria desde o início do ano.
Soluções
Para enfrentar esta realidade cada vez mais presente, que além do emprego tira poder de compra de milhões de famílias, o economista Werton Oliveira, que na última semana já havia apontado estratégias para atenuar os efeitos da crise e que podem contribuir para a saúde financeira individual e familiar, hoje traz uma dica importante: como utilizar as redes sociais para aumentar a renda?
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Uma das saídas, segundo ele, é o uso das redes sociais para vender produtos. Se o profissional não pode sair na rua para vender seu negócio, pode fazê-lo num ambiente virtual e sem fronteiras.
“É importante que as pessoas busquem uma alternativa. Se ela tem habilidade na parte de culinária, ela desenvolva aquela habilidade e ofereça nas mídias sociais. Se ela tem habilidade na área de beleza, que faça também, busque uma saída para criar uma renda extra”, disse Werton
Alcance
Segundo Werton Oliveira, as redes sociais podem impulsionar e resgatar parte da renda perdida.
“Por dois motivos fáceis. O primeiro deles é que há um baixo custo para anunciar seus produtos ou serviços em redes sociais. Se você não impulsionar, você vai ter um custo zero, e segundo, que você consegue abranger um público bem mais amplo. Se você tem um negócio e publica nas redes, muita gente vai ver e isso vai ser compartilhado”, lembra.
Planejamento e foco
Mas para conseguir sucesso nas redes sociais é preciso ter persistência, resiliência e planejamento. De acordo com Werton Oliveira, parte dos profissionais que se destacam nas redes já se sobressaem em seus segmentos físicos.
“Não é do dia para a noite que você vai conseguir renda extra. É mais fácil para quem vende produtos, mas de modo geral, pode ser uma saída para quem quer começar um negócio agora na pandemia”, destacou.
Impulsionamento ou deterioração
Do mesmo modo em que as redes sociais podem impulsionar seu produto, podem também jogá-lo na lama. Por isso, é importante ter responsabilidade no que faz. O retorno dos internautas, nas redes sociais, é sinal de sucesso ou de fracasso. “As redes sociais são uma vitrine, então se você presta um serviço de qualidade com serviços bons, os comentários serão positivos, mas se você presta serviço de má qualidade, as pessoas começam a criticar o seu produto, e isso se propaga de uma forma muito rápida, e você pode perder o negócio por conta de um serviço mal prestado”, alertou Werton Oliveira.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba