Eliselma Silva de Oliveira, conhecida como Lili, ostenta o título de ser a única prefeita indígena do Brasil. Ela administra o município de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, em seu segundo mandato.
Lili, que é da etnia Potiguara, é graduada em enfermagem, a prefeita atuou profissionalmente em postos do Programa Saúde da Família (PSF) em diversas aldeias do município entre 2010 a 2012, quando decidiu iniciar a carreira política.
Também trabalhou como professora por sete anos. “”É um orgulho representar o meu povo – um povo que ainda é discriminado”, disse ela, que participou da disputa nas eleições de 2020 em uma chapa formada totalmente por indígenas.
A prefeita de Marcação diz que, com o tempo, a cultura indígena está se perdendo. Segundo ela, essa é a razão pela qual seus mandatos são guiados pela “representação do povo indígena”.
Nas escolas, por exemplo, Lili implantou ações que promovem o engajamento com tradições indígenas. Foram implantados grupos de danças típicas e o ensino da língua Tupi. “Assim a gente retoma o modelo de fala”, explicou.
Fonte: Com informações de Hyldo Pereira
Créditos: Polêmica Paraíba