alerta

DIA DE COMBATE A POLIO: Rotary Club relembra que mesmo erradicada doença deve continuar no foco da população

 

 

Uma das principais lutas do Rotary é a erradicação da paralisia infantil. Foi para comentar sobre o Dia de Combate a Poliomielite no Brasil, comemorado nessa terça (24). com membros do Rotary compareceram ao Master News.

Amídio Cunha e Kleber Toscano comemoram o fato do Brasil não ter um novo caso de pólio desde 1988, o último caso sendo aqui na Paraíba, aqui em Sousa.

Segundo Amídio a pólio ainda ameaça algumas partes do mundo: “Nigéria, Afeganistão e Paquistão vivem em constante crises internas e isso dificulta a imunização”.

Segundo Amídio a Fundação Rotary já investiu quase U$2 bilhões de dólares para imunizar mais de 2 bilhões de crianças ao redor do mundo.

A poliomielite, doença deformadora e por vezes fatal, ainda ameaça crianças em algumas partes do mundo. O vírus da pólio invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas em qualquer pessoa, mas principalmente em menores de cinco anos. Apesar de não haver cura para a doença, ela pode ser evitada através da vacinação.

Desde o lançamento do Pólio Plus em 1985, a primeira iniciativa para erradicar a paralisia infantil por meio da imunização em massa, o número de casos da doença caiu drasticamente.

Formada em 1988, a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio é uma parceria público-privada entre o Rotary International, a Organização Mundial da Saúde, o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças, o Unicef, a Fundação Bill e Melinda Gates e governos de diferentes partes do mundo. O trabalho do Rotary se concentra na defesa da causa, arrecadação de fundos, recrutamento de voluntários e aumento da conscientização pública.
Créditos: Polêmica Paraíba