CONFIRA OS LOCAIS

Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado, em João Pessoa

Acontece neste sábado (22), em João Pessoa, o Dia D da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde

Acontece neste sábado (22), em João Pessoa, o Dia D da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Serão mais de 180 postos de imunização distribuídos por toda a cidade, das 8h às 17h, incluindo o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), no bairro dos Bancários. Os outros locais podem seguir conferidos no site da Prefeitura de João Pessoa.

A meta da campanha é imunizar 80% da população canina da capital, atualmente estimada em 80 mil cães, devendo ser vacinados mais de 60 mil. Para os gatos, o Ministério da Saúde não estabelece uma meta de imunização, mas a Vigilância Ambiental do município pretende imunizar aproximadamente 15 mil felinos. Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida.

De acordo com o Gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes, cães e gatos devem ser vacinados uma vez ao ano. “O fato de ter tomado a vacina ano passado não significa que não precise tomar este ano novamente. Porém, se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina. Isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o restabelecimento do animal, ele poderá ser imunizado”, explicou.

O proprietário deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

A raiva animal

Segundo a SMS, a raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagüi a recomendação é não matar o animal e pedir orientação ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) de João Pessoa, através dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459.

 

Fonte: G1PB
Créditos: G1PB