O superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Isaías Gualberto, disse, em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (12) que o órgão está analisando a possibilidade de abrir um concurso público. Ele reconheceu que existe carência no quadro de funcionários, uma vez que o último certame aconteceu em 2013. Não só isso, falou também sobre novidades no órgão e sobre a volta gradativa do atendimento presencial.
Perguntado sobre como está sendo feito o enfrentamento de supostos casos de “jogo de interesse” internos no Detran Paraíba, que acabam indiretamente criando uma imagem negativa perante a sociedade, Gualberto disse que foi criada uma comissão para o enfrentamento de casos assim por parte de servidores.
“O processo primeiro é uma mentalidade de melhorar a imagem do órgão perante a sociedade. Não posso dizer que exterminou, seria muita audácia da minha parte mas que estamos trabalhando. Criamos uma nova comissão permanente de sindicância”, disse.
O superintendente lembrou que, por ser vinculado à secretaria estadual de Segurança e da Defesa Social, todos os processos administrativos-disciplinares são encaminhados diretamente à Corregedoria Geral.
“Essa medida é uma medida muito importante que vai agilizar a apuração dos processos, e aqueles que por ventura tiverem culpa serão mais rapidamente punidos”, explicou. Ele falou também que a virtualização dos processos diminui a possibilidade de fraudes, se comparados ao processo feito por meio físico.
Habilitação Social
Na entrevista, o delegado também falou sobre o programa elaborado pelo governo do Estado para formação, qualificação e habilitação profissional de profissionais que atuam no ramo de entregas (delivery).
Segundo o superintendente, mais de 32 mil pessoas se inscreveram e até o momento 1.800 foram selecionados. O edital prevê o preenchimento de 5 mil vagas.
Atendimento e novidades
Isaías lembrou que o órgão ainda segue com atendimento presencial através de agendamento, mas que conta com uma gama de serviços que podem ser feitos totalmente online, e prometeu novidades aos usuários para os próximos meses.
Com relação ao atendimento presencial, Isaías falou que gradativamente serviços estão voltando a ser executados nas suas respectivas sedes. Ele citou o exemplo da prova teórica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que passou de 70 para 100 atendimentos na agência sede, em João Pessoa.
O superintendente disse também que o órgão avalia a construção de uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Sousa e reformas em outros Ciretrans e postos de atendimento, principalmente no interior do Estado.
Por último, questionado sobre a realização de um novo concurso público, Gualberto falou que o órgão está analisando a possibilidade: “Tem que fazer uma análise bem técnica e criteriosa. Desde 2013, foi o último concurso do Detran, e realmente há uma carência grande. Mas tudo isso tem que analisar”, disse.
VEJA VÍDEO:
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba