João Pessoa, cidade que mistura tranquilidade e beleza, a cada dia faz mais sucesso entre os turistas, tanto brasileiros, quanto estrangeiros. Quem viaja à cidade percebe o ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos e muitos coqueiros, é um convite a andar e sentir a brisa do mar.
O Turismo de lazer foi o principal responsável pela movimentação de turistas no verão paraibano, uma vez que 63,99% dos respondentes escolheram esse motivo para visitar a Paraíba (seguidos por visita a amigos ou familiares, motivo da viagem de 25% dos entrevistados). Os dados foram levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba na Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (IDEP).
As praias são os maiores atrativos para a escolha de João Pessoa, motivo escolhido por 81,57% dos entrevistados. Em seguida aparecem os atrativos naturais (24,08%) e indicação de amigos ou familiares (23,59%). Vale ressaltar que as propagandas na internet e indicações de agências de viagens foram grandes responsáveis por atrair turistas neste verão, respondido por 17,69% e 8,85% dos entrevistados, respectivamente.
Dentre as praias mais visitadas estão: Tambaú (73,48%), Cabo Branco (70,88%) e Bessa (48,35%), por serem praias urbanas e de fácil acesso. A praia de Coqueirinho, no município de Conde, litoral sul, foi a mais visitada fora de João Pessoa, citada por 38,99% dos entrevistados.
Entre os outros pontos turísticos mais visitados na Região Metropolitana de João Pessoa aparecem a feirinha de Tambaú, visitada por 61,56% dos entrevistados, o Mercado de Artesanato, o Pôr do Sol na praia do Jacaré (38,44%) e o Farol do Cabo Branco (26,22%), o Parque da Lagoa (25,78%) e o Centro Histórico da capital (23,78%). Neste quesito do Centro Histórico, os principais pontos de visitação foram o Hotel Globo (71,03%), a Casa da Pólvora (48,60%), a Igreja de São Pedro Gonçalves (47,66%) e o Centro Cultural São Francisco (44,86%).
Uma pesquisa divulgada pelo site “Melhores Destino”, aponta João Pessoa em 6º lugar no ranking do Prêmio Melhores Destinos de 2022 e, mais uma vez, é a única capital na lista dos TOP 10 disputando com 90 cidades turísticas citadas. E também apontou as praias do litoral e o Centro Histórico como os principais atrativos de João Pessoa.
Ao visitar João Pessoa, não deixe de conhecer as praias de cor esverdeada, como Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Reserve um tempo também para fazer passeios, conhecer as piscinas naturais de Picãozinho e a Ilha de Areia Vermelha, um banco de areia que se forma na maré baixa. No fim do dia, a tradição mais famosa da cidade é ir até a Praia do Jacaré para curtir o Bolero de Ravel tocado no sax – a cerimônia é tão famosa que se tornou patrimônio cultural e imaterial da Paraíba.
Durante os dias na capital da Paraíba, vale conferir ainda pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco, que simboliza o ponto mais oriental das Américas, e a Estação Cabo Branco, projeto de Niemeyer que abriga movimentos educacionais e artísticos. Não deixe também de conferir o centro histórico da cidade, com o conjunto de casarões coloridos da Praça Antenor Navarro, o Hotel Globo e o Centro Cultural São Francisco, onde impera o estilo barroco.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba