Audiência de conciliação

Destino da elefanta Lady pode se definido nesta sexta-feira

Acontece na Justiça Federal, nesta sexta-feira (18), a audiência de conciliação que pode decidir o destino da elefanta Lady, moradora do Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa.

Após um laudo produzido por quatro veterinários constatar o risco de morte da elefanta Lady, o Ministério Público Federal na Paraíba solicitou a possibilidade de transferência do animal para o Santuário de Elefantes do Brasil, localizado em Rio da Casca, no Mato Grosso.

Para a audiência, a juíza Wanessa Figueiredo, da 2ª Vara Federal, solicitou informações à Prefeitura sobre o prontuário ou documento similar que registrem o acompanhamento da elefanta Lady nos últimos 12 meses. Ao Ministério Público Federal (MPF) foi pedida a manifestação sobre o seu acompanhamento do caso e ao Santuário de Elefantes do Brasil, o plano de como seria efetuada a remoção.

Laudo– Veterinários atestaram que o animal sofre maus-tratos devido à estrutura inadequada da Bica e falta de capacitação dos funcionários. Atualmente Lady é portadora de uma pododermatite avançada associada à osteíte séptica, inflamação grave na pata que pode causar a morte.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa informou que não tem colocado obstáculos à possível transferência da elefanta Lady, para que ela possa ter mais qualidade de vida, convivendo com outros elefantes. De acordo com o secretário Abelardo Jurema Neto, desde que o Ministério Público Federal passou a acompanhar o caso, já foram realizadas duas videoconferências entre a Semam e o Santuário Elefantes Brasil para analisar a viabilidade da transferência.

Vida no circo – Lady foi doada à Prefeitura de João Pessoa após 40 anos de atividades em picadeiros. Nascida em cativeiro, ela era uma das principais atrações de um circo europeu.

 

Fonte: T5
Créditos: Polêmica Paraíba