O município de Alhandra foi a única cidade da Paraíba contemplada nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, com o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, na categoria municípios até 50 mil habitantes. A premiação visa condecorar municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal.
Alhandra foi um dos municípios que se inscreveram para participar do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, e teve os trabalhos em prol da saúde bucal analisados pela Comissão de Saúde Bucal Pública, segundo critérios estabelecidos por Resolução do CFO. Este prêmio visa condecorar municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal, e oferece excelência no atendimento. Foram centenas de municípios inscritos, mas a cidade de Alhandra foi a única da Paraíba a aparecer entre os premiados.
O prefeito de Alhandra Renato Mendes (DEM) parabenizou toda equipe responsável pelos atendimentos odontológicos no município. “Investimos em reforma, adquirimos novos equipamentos, implantamos novos serviços e efetivamos equipes qualificadas com profissionais capacitados para prestar um atendimento de excelência à nossa população. Esse resultado é o reconhecimento do investimento da Prefeitura Municipal na saúde bucal de Alhandra”, afirmou o gestor alhandrense.
Renato Mendes destacou a dedicação da coordenadora de Saúde Bucal, Sonia Oliveira e também da coordenadora do Centro de Especialidade odontológica, Luciana Marsicano que são as responsáveis pelos serviços odontológicos do município.
A Secretaria de Saúde Albarina Kelly afirmou que esse prêmio mostra que a saúde de Alhandra está no caminho certo.
O PRÊMIO
O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo CFO, é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. São selecionados os municípios que, por exemplo, mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.
Pelas regras, de acordo com resolução CFO 191/2018, de 6 de junho deste ano, os municípios que concorrem são responsáveis por enviar aos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) a documentação e comprovação das informações, que são remetidas ao CFO que, por meio da Comissão de Políticas Públicas de Saúde, são avaliadas.
OS PREMIADOS:
Municípios até 50.000 habitantes
1º – Naviraí (MS)
2º – Ibiporã (PR)
3º – Porto Real (PI)
4º – Alhandra (PB)
5º – Três Passos (RS)
Fonte: Portal do Litoral
Créditos: Portal do Litoral