A chapa vencedora da eleição para reitor da UFPB repudiou através de nota a intervenção feita pelo presidente Bolsonaro (sem partido), que nomeou o professor Valdiney Gouveia como o novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Valdiney ficou em terceiro lugar na consulta e teve apenas 5,35% dos votos.
“Nós, reitora e vice-reitora eleitas, manifestamos nossa posição frente ao ataque à universidade brasileira expresso nos acontecimentos que vieram a público na madrugada desta quinta-feira, 05 de novembro de 2020,” destacou a nota.
“A Universidade Federal da Paraíba certamente vive um dos piores momentos de toda sua história. A publicação no Diário Oficial da União, na qual o Presidente da República nomeia o Prof. Valdiney Veloso como reitor da UFPB representa um enorme retrocesso e acima de tudo um profundo desrespeito à democracia universitária.”
A lista tríplice para escolha dos nomes que concorrem à Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi definida pelo Conselho Pleno da instituição em reunião realizada no dia 10 de setembro de 2020. A lista foi enviada ao Ministério da Educação (MEC) segundo a atual reitora Margareth Diniz, para ser submetida à escolha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Leia aqui nota na integra
Presidente Bolsonaro nomeia candidato menos votado como novo reitor da UFPB
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba