Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, na rádio Arapuan FM, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, classificou como ‘boato’ a informação de uma suposta subnotificação dos casos de Coronavírus no estado. O gestor afirmou que o sistema de saúde está munido com todo o suporte necessário para identificar e tratar os casos que até o momento são suspeitos, uma vez que a Paraíba não tem nenhum caso confirmado.
“Infelizmente uma médica destemperada e sem conhecimento propicia o pânico na população. O governo está pronto para enfrentar o coronavírus, inclusive estamos sendo referência para outros estados nesse combate. Estamos funcionando dentro dos critérios técnicos do Ministério da Saúde”, denunciou.
De acordo com Geraldo Medeiros, o serviço de identificação do Coronavírus segue os protocolos do Ministério da Saúde. “Adotamos todas as medidas preventivas e de identificação aos casos suspeitos, obedecendo os critérios técnicos do Ministério de Saúde. Não podemos fazer os exames de maneira discriminada porque as pessoas querem”, alertou.
Geraldo ainda destacou que os protocolos exigidos levam em consideração os sintomas. “Quando os critérios da infecção são obedecidos, preenchemos os formulários e os exames são enviados para o Instituto Evandro Chagas em Belém do Pará, e somente após a divulgação é que nós poderemos divulgar os resultados”, esclareceu.
Segundo ele, desde ontem a Secretaria de Saúde, em função do aumento do fluxo criado inseriu o prédio do Juliano Moreira dentro dos locais que estão aptos a fazerem a coleta de material e todos eles são enviados para o Instituto Evandro Chagas.
Questionado sobre a possibilidade dos exames serem feitos na Paraíba, Geraldo Medeiros disse que a partir de abril, o estado inicia esse processo.
Fonte: Com ClickPB
Créditos: Com ClickPB