Demissão como consequência da pandemia do coronavírus já é realidade para vários paraibanos. O seguro desemprego garante o sustento por alguns meses, mas quem precisa do serviço enfrenta, além da demissão, outro problema: a longa fila para dar entrada no beneficio. Com o isolamento social, o Sine Paraíba e a Superintendência do Trabalho suspenderam o atendimento presencial, serviço que é oferecido atualmente apenas pelo Sine João Pessoa.
A espera chega a ser superior a um mês. A maior parte dos demitidos que têm procurado o Sine-JP para dar entrada no benefício estava empregada em restaurantes, estabelecimentos que tiveram que fechar as portas em virtude da pandemia. O comércio também está na lista do maior número de demissões, além de setores da indústria.
“É um efeito negativo da quarentena, mas algo que já era esperado. Nós estamos tentando fazer a liberação desse benefício porque ele vai garantir a sobrevivência desses trabalhadores por alguns meses”, disse o coordenador do Sine-JP, Adênio de Lima Neto.
Segundo ele, antes da pandemia o Sine-JP liberava em média 150 seguros desemprego por mês, porém, com o fechamento do Sine-PB e Superintendência do Trabalho, o número saltou para 40 por dia. “A demora é um problema que está acontecendo. Até sexta-feira o único órgão que estava agendando presencialmente o seguro desemprego era o Sine João Pessoa. Há uma fila de espera grande”, explicou.
O agendamento no Sine-JP é feito de forma exclusiva pelo e-mail [email protected] ou telefone (83) 98603-5125.
Fonte: MaisPB
Créditos: MaisPB