Neste dia dez de junho, a irmandade Alcoolicos Anônimos completa 84 anos de fundação, destes, está presente, na Paraíba, há 55 anos. O diretor do Escritório de Alcoolicos Anônimos, que preferiu ser identificado como José, disse, em entrevista ao Polêmica Paraíba, que atualmente há 124 grupos ativos no Estado, cada um deles com uma média de 20 membros.
José explicou que “cada grupo tem uma dinâmica diferente, os grupos são autônomos e têm liberdade para fazer a organização das reuniões e os dias, mas varia de três a cinco reuniões.
Ele destacou que existe um comitê de serviços com cinco servidores do AA que fazem atendimentos aos novos membros ou recebem familiares de alcoolicos. “Se a pessoa tem problema com a bebida alcoolica e se identifica como bebedor, como um dependente da bebida e que deseja participar do grupo”, disse o diretor.
“Quando recebemos novos membros, fazemos 12 perguntas a ele e se ele responder a pelo menos quatro delas positivamente, pela nossa experiência, ele tem ou poderá ter problemas com o consumo de álcool”, explicou.
O trabalho no AA é voluntário e a manutenção das atividades é feita pelas doações dos membros, “não há valor determinado, cada pessoa ajuda com o que puder e quiser doar”, disse José.
José ingressou no Alcoolicos Anônimos há 18 anos depois de chegar, segundo ele, ao fundo do poço, após se divorciar, se afastar da família e quase perder o emprego. “A gente sofre uma variedade de problemas para se convencer que o álcool prejudica, a dependência prejudica, é muito forte, mas consegui e hoje ajudo a fazer um trabalho nas empresas e até em postos de saúde”, testemunhou.
O Escritório do AA, em João Pessoa é localizado na Rua da Areia, 743, no Centro Histórico, o telefone de contato é 3222-4557 e o expediente é das 7h30 às 15 horas, sempre de segunda à sexta.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba