O Departamento Técnico de Educação da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) elaborou planilhas com dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo é auxiliar os 223 municípios paraibanos a montar estratégias que garantam um melhor desempenho nas avaliações que serão elaboradas no final desse ano. Os dados podem ser solicitados pelos filiados por meio do email educaçã[email protected]
De acordo com a consultora técnica de Educação, Camila Moreira, os dados levantados pela Famup podem contribuir para que os gestores tenham uma visão geral dos resultados do último Ideb e com isso, tomarem as melhores decisões sobre os investimentos na rede pública de ensino. “Os dados podem mostrar onde os alunos enfrentam maior dificuldade nas disciplinas e assim, intensificar esforços nessas áreas”, destacou.
A Famup vai disponibilizar aos municípios quatro arquivos para auxiliar na avaliação do Ideb, visto que ainda existem dúvidas quanto ao retorno às aulas em diversos municípios. Para Camila, conhecer a realidade dos Municípios é fundamental também para tomada de decisão quando o assunto é a volta às atividades escolares.
Conforme o presidente George Coelho, a Famup tem se preocupado em sempre levar informações com números e dados para que os gestores possam tomar as melhores decisões na hora de elaborar seus planejamentos. Pensando nisso, a Federação sai na frente este ano disponibilizando os dados do Ideb aos gestores.
Avaliação – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.
O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba