O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) decidiu iniciar uma investigação para apurar supostas irregularidades cometidas pela faculdade privada Uniesb e pela Faculdade de Educação Montenegro (FAM). As instituições teriam ministrado cursos e emitido diplomas sem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
Em comunicado divulgado hoje, o MPF pede que “os ex-alunos apresentem diplomas, contratos de serviços educacionais com a Uniesb e outros documentos comprobatórios”. A investigação vai se ater à oferta de cursos de graduação e pós-graduação em desacordo com as normas do MEC.
A faculdade Uniesb funcionava em Santa Rita, na grande João Pessoa, mas de acordo com o MPF foi fechada. Conforme as denúncias anônimas, os cursos de graduação supostamente irregulares eram: Administração de empresas, História, Pedagogia, Educação Física no contexto do ensino fundamental e Educação física adaptada. Gestão de negócios, Direito e Processo Civil estavam entre os cursos de pós-graduação ofertados.
A Faculdade Montenegro, que também é alvo das investigações, consta como ‘extinta’ no Ministério da Educação. A instituição foi descredenciada por medida de supervisão em outubro de 2018.
A redação do Polêmica Paraíba não encontrou canais de comunicação ligados à faculdade Uniesb na Paraíba. Uma unidade da empresa em Petrolina não atendeu as ligações da reportagem. Números de telefones ligados à Faculdade Montenegro constam como inexistentes ou não disponíveis.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba