O Tribunal de Contas do Estado fez um relatório sobre os gastos públicos do dinheiro do Governo Federal que foi enviado para a cidade Santa Luzia, pouco mais de 154 mil reais. O município que fica região do Sabugi e a 260 km da capital João Pessoa.
Até aí tudo normal, no entanto, auditoria do TCE identificou que o prefeito Zezé (MDB) gastou quase 2.900 mil reais (dois mil novecentos reais) só com alimentação para o comitê de crise do COVID-19. Outro fato preocupante é que a composição do comitê de crise do município é composto na maioria por parentes do prefeito, a exemplo da primeira dama, dois sobrinhos dela, e alguns secretários, porém só existe um único profissional de saúde na lista que é da secretária de saúde, que é enfermeira. O período dos gastos foi de 23 de março a 15 de abril, segundo os empenhos e as informações do vereador Rodrigo Morais.
O TCE fez um alerta ao gestor, relativamente aos seguintes fatos: a) Ausência de disponibilização no Portal da Transparência da receita do Apoio Financeiro aos Municípios; b) Ausência de receitas e despesas na consulta específica do enfrentamento do COVID-19; c) Baixo valor destinado ao enfrentamento do COVID-19, em relação ao valor recebido por transferência do Governo Federal com esta finalidade.
Segundo relatório do TCE, está faltando transparência nos gastos e também investimentos contra o covid-19, no município de Santa Luzia.
O Blog do Jordan Bezerra conversou com o vereador Rodrigo Morais que classificou uma verdadeira farra com o dinheiro público destinado ao enfrentamento do COVID-19.
“É um absurdo que, em uma cidade com apenas 15.000 habitantes, o prefeito esteja usando verba federal para alimentação sua e de seus parentes. A cultura patrimonialista histórica de fazer do erário um puxadinho de sua propriedade privada nos deixa chocado. Vou me reunir com os outros vereadores para que possamos tomar as medidas pertinentes”, afirmou o vereador Rodrigo.
O Blog do Jordan Bezerra tentou contato com o prefeito Zezé (MDB) que não respondeu, já o seu chefe de gabinete, Valdomiro, disse o assessor vai produzir a nota. O Espaço fica aberto para os esclarecimentos da gestão.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Blog do Jordan Bezerra