SUCESSO

DE CAJAZEIRAS PARA O MUNDO: Atriz Marcélia Cartaxo é destaque na revista internacional Wild Filmmaker

(Foto: Reprodução)

A atriz paraibana Marcélia Cartaxo concedeu uma reportagem exclusiva a revista internacional Wild Filmmaker. Marcélia é natural de Cajazeiras e já recebeu diversos prêmios.

Leia a matéria abaixo:

“Marcélia Cartaxo é uma das damas do cinema no Brasil. Nascida em Cajazeiras, pequena cidade do interior da Paraíba, essa atriz de corpo leve mas de personalidade feroz corria solta pelas ruas quando criança, onde junto com um grupo de amigos, um teatro infantil, apresentando-se para os moradores locais, foi criado. Este foi o início de seu caminho para o estrelato.

Foi interpretando Macabéa no filme A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, que Cartaxo conquistou um dos prêmios mais cobiçados do mundo – O Urso de Prata, de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 1986. Ela foi a primeira brasileira a levar um prêmio estrangeiro de tanto prestígio. O filme foi uma adaptação da obra-prima homônima da escritora brasileira Clarice Lispector.

Dessa personagem pura e ingênua, Cartaxo passa a interpretar Laurita, uma prostituta que divide um alojamento esquálido com um polêmico travesti negro (Lázaro Ramos) no aclamado filme “Madame Sata”, dirigido por Karim Ainouz e coproduzido por Donald Ranvaud.

Cartaxo foi fazendo outros filmes, mas foi no filme Batismo de Sangue, de Helvecio Batton, que conta a história de Frei Tito durante a ditadura no Brasil, que ela estava prestes a fazer outra atuação dramática.

Foi interpretando Pacarrete que Cartaxo voltou a ganhar o prémio de melhor actriz no Festival de Gramado, onde o filme foi premiado com 8 Kikitos, incluindo a sua personagem. O filme também foi aclamado no Festival Internacional de Cinema de Shangai.

Marcelia também trabalhou por trás das câmeras e dirigiu quatro curtas-metragens de sua autoria, expressando neles uma visão sensível e uma essência semelhante aos personagens que interpretou no passado e uma referência ao lugar onde nasceu no Nordeste do Brasil. O último trabalho de Cartaxo foi em 2021 onde ela interpreta Helen, filme de André Meirelles, que conta a história real de uma jovem e sua avó vivendo uma dura realidade em um dos primeiros quilombos de São Paulo. Seu filme mais recente inclui um papel principal no longa Lispectoriano, dirigido por Renata Pinheiro e Sergio Oliveira. Seus próximos projetos incluem Cangaco Novo, uma série de televisão produzida pela Globo. Além disso, Marcelia foi convidada para interpretar Raquel no filme Luzinete e eu, escrito e dirigido por Carla Di Bonito e produzido pela Boto Films e Underdogs Filmes – Brasil. O filme é um longa desenvolvido a partir do premiado curta-metragem Luzinete, contando a história real de duas irmãs e os diferentes caminhos que elas trilharam.”

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Coisas de Cajazeiras